“Com agricultura forte o Paraná tem muito para ajudar o Brasil” diz ministro do Desenvolvimento Agrário
No primeiro dia de Show Rural o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira visitou o Parque Tecnológico e enalteceu a força do agro do Paraná. “O povo do Paraná tem muito para ajudar ao Brasil. O Estado tem agricultura forte, potente, focada na agroindústria e uma agricultura baseada nas cooperativas, que é um mecanismo moderno, novo, que vem da cultura estrangeira e que deu muito certo nessa região”, afirmou.
Além de reconhecer o talento dos produtores e a pujança do setor, representante do Governo Federal assinou junto à Itaipu Binacional um acordo de cooperação técnica com o objetivo de fomentar ações para a promoção e o fortalecimento de arranjos produtivos da sociobiodiversidade e de plantas medicinais, aromáticas e condimentares para agricultores familiares, extrativistas, povos e comunidades tradicionais.
- BNDES anuncia medidas que melhoram condições de apoio às cooperativas de crédito e ao setor agropecuário
- Show Rural: Jacto amplia presença em plantio e adubação
O acordo se alinha à Política Nacional de Plantas Medicinais, ao Programa Bioeconomia Brasil Sociobiodiversidade, ao Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e às Políticas Pública, de fornecimento de insumos vegetais para os mercados públicos, como o Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e privados.
“A maior empresa de energia do mundo está fazendo um convênio com os municípios e com a agricultura familiar para expandir e aumentar a produção agroecológica, para recuperar o meio ambiente, as nascentes, áreas de proteção ciliar, alavancar a bioeconomia e fomentar as florestas produtivas”, disse o ministro.
NA EXPECTATIVA
Na passagem pelo Show Rural o ministro lançou o desafio aos produtores de investir com mais ênfase no plantio de feijão, tendo em vista a necessidade de reforçar os estoques frente ao consumo de alimentos. “Para isso vamos estudar formas de estimular através do Pronaf. Queremos incentivar e além disso mecanizar a agricultura familiar, contribuir com a organização de propriedades, bem como a modernização dos pequenos”. A fala soou como promessa, uma vez que a expectativa foi gerada pelo representante do governo na maior feira tecnológica do agro, da américa latina.