Novo fungicida pode tratar sementes de cinco culturas
Um novo fungicida pode tratar sementes de cinco culturas. A solução sistêmica e de contato chega ao mercado nos próximos dias, posicionado para proteger sementes ante patógenos potencialmente danosos.
A Sipcam Nichino Brasil anuncia esta semana o lançamento do fungicida de marca Torino®. A nova solução conta com registro para tratamento de sementes nas culturas de arroz irrigado, feijão, milho, soja e trigo, segundo informa a companhia. À base dos compostos fluazinam e tiofanato metílico, age para eliminar fungos de sementes, proteger as plantas frente a fungos de solo e melhorar o potencial germinativo das lavouras, conforme assinala a empresa.
- Prova do Enem: questão aplicada a candidatos traz discurso de ódio ao agronegócio
- Com mais de 750 anos, “morre” a maior Araucária do Paraná
De acordo com o engenheiro agrônomo Vitor Cabral Araujo, da área de desenvolvimento de mercado, Torino® é descrito como um fungicida sistêmico e de contato com amplo espectro de ação. “Empregado em conformidade às recomendações técnicas, o fungicida favorece melhor estabelecimento de plantas (stand) na lavoura e fomenta mais produtividade nas culturas para as quais está registrado”, resume.
De acordo com o agrônomo, trata-se também de um produto estratégico à medida que protege as culturas-alvo da incidência de doenças economicamente relevantes. Na soja, por exemplo, Torino® é recomendado no controle de podridão-da-semente, phomopsis, mancha-púrpura, antracnose, podridão aquosa e mofo-branco.
No milho e no trigo, as indicações de uso são para bolor-azul e podridão-do-colmo e helmintosporiose e brusone, respectivamente. Antracnose, tombamento, fungo-de-armazenamento, podridão-dos-grãos-armazenados e mofo-branco estão no alvo de Torino® no feijão. Já no arroz irrigado, as prescrições abrangem tombamentos, fungo de armazenamento e mancha-de-grãos.
“Além da ação sistêmica, o novo fungicida atua eficazmente sobre os fungos dormentes ou ‘micélios’ presentes nas sementes. Impede assim que se desenvolvam e inviabilizem a emergência das plantas”, observa Vitor Cabral.
“Com baixo investimento na comparação a outros tratamentos, Torino® reduz riscos de contaminação do solo, protege sementes durante todo o processo de germinação e emergência, resulta em plantas mais vigorosas, mais resistentes a efeitos ambientais, ou climáticos, adversos e maximiza o potencial produtivo das áreas de cultivo”, finaliza.
Com Assessoria