Com mais de 750 anos, “morre” a maior Araucária do Paraná

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Prefeitura de Cruz Machado

Os fortes ventos que atingiram o município no final de semana derrubaram a maior araucária do Paraná, que estava localizada na linha Japó, a 14 quilômetros do centro de Cruz Machado.

A árvore, que tinha cerca de 750 anos, media 42 metros de altura, com 36 metros de tronco era um grande ponto turístico do município, sempre despertando interesse de pessoas de todos os cantos do Paraná e do Brasil.

A perda é considerada irreparável e marca o fim do ciclo uma árvore emblemática, que era um símbolo da no história e da cultura.

A árvore era querida por muita gente.  A última postagem do município sobre a Araucária Gigante atingiu mais de 67 mil pessoas, o que representa mais de quatro vezes a população de Cruz Machado.

Agora restarão apenas as recordações desta árvore que foi, por centenas de anos, a rainha das araucárias do Paraná.

Prefeitura de Cruz Machado
Imagem da Araucária em pé. Foto: Arquivo

A Araucária Gigante está na localidade na linha Yapó, no município de Cruz Machado (PR), aproximadamente 14 quilômetros do centro da cidade. Estima-se que a árvore possui mais 750 anos e os galhos chegam a 42 metros de altura (topo), sendo 36 metros de tronco.

Com um DAP (diâmetro a altura do peito) de 1,97m e CAP (circunferência a altura do peito) de 6,18m, certificada como MAIOR ARAUCÁRIA DO PARANÁ em diâmetro pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP em 23 de março de 2006, através do Conselho Setorial da Indústria de Base Florestal e do Conselho Temático do Meio Ambiente. A Araucária está Localizada na Fazenda São Francisco, Linha Japó, Cruz Machado Paraná. Para visitação é necessário solicitar autorização da proprietária.

(Com Assessoria de Cruz Machado)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas