Rio Iguaçu atinge nível de alarme e prejuízos são incalculáveis na área rural
As chuvas castigam agora as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Em Capanema, muitas comunidades do interior estão ilhadas. O nível dos rios subiu rapidamente e a tendência é piorar. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, no último boletim, às 17h de hoje (28) emitiu um alerta. “O Nível do Rio Iguaçu passou de 7 metros no nível de monitoramento hidrológico, em Santa Clara. Conforme Plano de Contingência Municipal, atingiu o índice considerado NÍVEL DE ALARME”.
A preocupação maior é com os ribeirinhos. A Defesa Civil pede atenção máxima. A logística também apresenta graves problemas. “Todas as estradas do interior estão comprometidas, as principais pontes que conectam distritos e comunidades estão com água passando por cima, entre elas ponte do rio Siemens, próximo ao distrito de Cristo Rei, Santo Antônio do Siemens e Nossa Senhora do Carmo. Todos os bueiros foram danificados”, informa Delmar Balzan, vereador da cidade.
A correnteza é forte, o acumulado de chuva já passou de 200 milímetros e a previsão é de que os volumes aumentem ainda mais. “A enchente do Rio Iguaçu, atintiu balneários e propriedades. Está muito acima do nível e continua subindo”, relata o verador. Esta já é uma das piores enchentes enfrentadas por Capanema.
Há preocupação também com a situação dos produtores rurais e os prejuízos são incalculáveis. O escoamento do leite e de lotes terminados de frango e suínos estão neste momento impedidos em muitas regiões, em razão da dificuldade de acesso nas estradas. Haverá também problemas para a chegada dos estoques de ração, ou seja, o alimento para os animais. ”A Secretaria de Viação e Obras está fazendo uma vistoria e já sabemos que praticamente todas as pontes vão precisar ser reformadas. As máquinas, na medida do possível, estão limpando os acessos às comunidades”, observa Balzan . Nas lavouras, o prejuízo é grande. As terras foram levadas para estradas e lavouras foram arrasadas.