Raio mata dez vacas em propriedade do Paraná
Na manhã desta quinta-feira (19) um raio caiu em uma propriedade localizada no município e Altamira do Paraná. A descarga elétrica resultou na morte de dez vacas. O fato aconteceu por volta das 9h. Os animais estavam encostados na cerca de arame e por isso foram afetados. O produtor, João Boniatti estima um prejuízo de R$ 60 mil.
As dez vacas foram enterradas. A carne de animais mortos por descargas elétricas é imprópria para consumo.
- MILHO: saiba quais são fatores decisivos para o plantio em Santa Catarina
- Governo de São Paulo debate ações para descarbonizar frotas
19 raios por minuto
Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT) só em 2023 mais de 6 milhões de raios já caíram no Paraná. A média é de 19 raios por minuto.
O Sou Agro usa também como referência um levantamento solicitado pelo Bem Paraná ao ELAT/INPE, que mostra crescimento considerável nas ocorrências. Em 2021 foram registradas 6.371.913 descargas elétricas no estado. No ano passado foram 15.225.835 registros. Já em 2023, até o mês de setembro, foram registrados 6.654.368 descargas elétricas no território paranaense, número superior ao registrado durante todo o ano de 2021.
O texto do Bem Paraná cita também o aumento expressivo do número de descargas a partir do período das ocorrências dos temporais e enchentes no Estado. “Prova disso é que ao longo do mês de setembro o ELAT havia registrado 301.396 descargas elétricas, o equivalente a pouco mais de 10 mil registros por dia. Já em outubro, só nos quatro primeiros dias do mês (1ª a 4/10), foram anotados 145.194 raios, com média superior a 36 mil ocorrências diárias”.
Clique aqui para ver o vídeo com a narração do produtor rural.