Foto: Marcelo Caumo - RS/Instagram

Defesa Civil atualiza número de mortos e desaparecidos após enchentes no RS

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Marcelo Caumo - RS/Instagram

As chuvas intensas que causaram enchentes e deixaram estragos em dezenas de cidades gaúchas provocaram 48 mortes no Rio Grande do Sul. Confira abaixo o balanço da Defesa Civil até as 7h desta segunda-feira (18/9) sobre as ações de resgate nas localidades atingidas.

Óbitos: 48

Bom Retiro do Sul: 1
Colinas: 2
Cruzeiro do Sul: 5
Encantado: 1
Estrela: 2
Ibiraiaras: 2
Imigrante: 1
Lajeado: 3
Mato Castelhano: 1
Muçum: 16
Passo Fundo: 1
Roca Sales: 12
Santa Tereza: 1

Desaparecidos: 9
De acordo com a lista divulgada pela Polícia Civil.

Arroio do Meio: 1
Encantado: 1
Lajeado: 2
Muçum: 4
Roca Sales: 1

Pessoas resgatadas: 3.130

Municípios afetados: 104

Desabrigados registrados: 4.904
Conforme registros efetuados pelos municípios no sistema S2iD.

Desabrigados no momento: 1.088
Segundo monitoramento da Secretaria de Assistência Social.

Desalojados: 20.978

Afetados: 359.641

Feridos: 943

Texto e edição: Secom
Uma rede de solidariedade formada por mais de 4 mil voluntários esteve engajada no processo de reconstrução das cidades de Roca Sales e Muçum neste fim de semana. Cadastrada por uma força-tarefa das prefeituras e do governo do Estado, a mão de obra conta com pessoas – em muitos casos, famílias inteiras – de mais de 20 municípios gaúchos. Na prática, é como se desembarcasse na região, em apenas um dia, a população inteira de Muçum para ajudar na reconstrução.

Em Roca Sales, a operação se desenvolveu da seguinte maneira: depois de efetivado o cadastro, no qual voluntários descrevem a função que pretendem exercer, a coordenação encaminha o interessado para um dos mais de 30 grupos de 15 e 40 pessoas. Mesclando diferentes perfis de mão de obra, as equipes são deslocadas, com apoio da Brigada Militar, para um dos nove pontos mais críticos da cidade, locais que foram mapeados pelas forças de segurança do Estado e pelo Exército.

Só neste sábado (16/9), a força-tarefa voluntária recebeu o reforço de 30 eletricistas. Reparos da rede elétrica são um dos serviços mais demandados pelos moradores que estão, aos poucos, reconstruindo seus imóveis. A área urbanizada da cidade – de aproximadamente 4 quilômetros quadrados, onde se concentra a maior parte das construções – ficou praticamente toda destruída.

Como funciona a operação de voluntariado

Voluntários no Vale do Taquari 16 9

Uma ampla rede de solidariedade mobiliza milhares de pessoas em tarefas como preparar alimentos – Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

Roca Sales

Voluntário se desloca até Roca Sales, priorizando o transporte solidário (esquema de caronas organizado pelos próprios voluntários, de forma a reduzir a circulação de veículos no município), para efetuar o cadastramento no local.

Como segunda opção de deslocamento, o voluntário pode se direcionar para o Parque João Batista Marchese, em Encantado, para usar o transporte (ônibus da Brigada Militar) até Roca Sales.

Estacionamento de veículos (de voluntários e da Brigada Militar) e cadastramento: próximo ao trevo de acesso da cidade de Roca Sales.

Responsável pelo cadastramento da prefeitura: Patrícia Schwartz (51) 99744-7607.

Oficial da Brigada responsável: capitão Caneppele (51) 99806-3250.

Muçum

Voluntário se desloca até Muçum para efetuar o cadastramento no local. Deve ser priorizado o transporte solidário (esquema de caronas organizado pelos próprios voluntários, de forma a reduzir a circulação de veículos no município).

Como segunda opção de deslocamento, o voluntário pode se direcionar para o Parque João Batista Marchese, em Encantado, para usar o transporte (ônibus da Brigada Militar) até Muçum.

Estacionamento de veículos (de voluntários e da Brigada Militar): pátio da empresa Cúbica (RS-129, km 84, Fátima)

Cadastramento: prefeitura municipal (Avenida Borges de Medeiros, 50, Centro).

Responsável pelo cadastramento da prefeitura: Matheus Zortéa (51) 99651-0381.

Oficial da Brigada Militar responsável: capitão Engster (51) 98450-9188.

Com Rodrigo Azevedo/Ascom Sefaz – edição: Vitor Necchi/Secom

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas