Produtores rurais afetados pelas chuvas no RS terão acesso a nova linha de crédito
Produtores rurais, microempreendedores individuais (MEIs) e micro, pequenos e médios empresários das cidades gaúchas atingidas pelas últimas chuvas poderão acessar os recursos disponibilizados pela nova linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), chamada Programa BNDES Crédito Solidário, através das instituições financeiras credenciadas que atuam no Rio Grande do Sul.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (13) pelo BNDES. Quem desejar acessar a linha de crédito de R$ 1 bilhão deve procurar bancos comerciais, bancos cooperativos, cooperativas de crédito, bancos de desenvolvimento e agências de fomento, que farão o repasse dos recursos do BNDES.
- Milhares de animais morreram e produção agrícola foi duramente afetada pelas chuvas no RS
- Temendo desabastecimento, grupo doa sementes para plantio no RS
Esses recursos serão corrigidos somente pela atualização da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Na prática, isso significa uma taxa de juros real igual a zero para os tomadores do empréstimo. Os recursos poderão ser empregados como capital de giro e terão até cinco anos para quitação da dívida, incluídos nesse prazo até dois anos de carência.
Reconstrução
Segundo afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a nova linha de crédito é um passo importante para a reconstrução da economia gaúcha. “Uma linha nova, com as condições mais favorecidas possível: sem juros, cinco anos para pagar e dois anos de carência”, destacou.
Os empresários que não têm possibilidade de oferecer bens como garantia de suas operações de crédito terão os empréstimos assegurados pelo fundo garantidor do governo federal administrado pelo BNDES, que é o Programa Emergencial de Acesso a Crédito – FGI PEAC. O valor máximo de cada empréstimo será de R$ 2,5 milhões.
Último balanço
As chuvas intensas que causaram enchentes e deixaram estragos em dezenas de cidades gaúchas provocaram 47 mortes no Rio Grande do Sul. Confira abaixo o balanço da Defesa Civil até as 18h desta quarta-feira (13/9) sobre as ações de resgate nas localidades atingidas.
Óbitos: 47
- Bom Retiro do Sul: 1
- Colinas: 2
- Cruzeiro do Sul: 5
- Encantado: 1
- Estrela: 2
- Ibiraiaras: 2
- Imigrante: 1
- Lajeado: 3
- Mato Castelhano: 1
- Muçum: 16
- Passo Fundo: 1
- Roca Sales: 11
- Santa Tereza: 1
Desaparecidos: 9
- Arroio do Meio: 1
- Encantado: 1
- Lajeado: 2
- Muçum: 4
- Roca Sales: 1
Pessoas resgatadas: 3.130
Municípios afetados: 100
Desabrigados registrados: 4.892
Desabrigados no momento: 2.318
Desalojados: 20.959
Afetados: 348.211
Feridos: 940
A tabela completa com o boletim atualizado está disponível neste link.
(Com Agência Brasil e Governo do RS)