Produtores receberão apoio para transformar pastagens em áreas produtivas
Por meio de uma parceria do Banco do Brasil e do Banco Mundial, produtores devem receber apoio para transformar áreas de pastagens em áreas produtivas. Pelo menos essa é a intenção do Mapa (Ministério da Agricultura), com o objetivo de aumentar o potencial produtivo do Brasil.
Os recursos, que ainda não foram definidos, poderão ser utilizados por cooperativas e produtores brasileiros para a conversão de pastagens em áreas agricultáveis, seguindo os parâmetros do programa do Mapa, para recuperação do solo e sequestro de carbono.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com representantes do Banco do Brasilpara alinhar uma parceria junto ao Banco Mundial que visa investimentos em recursos “verdes”.
A captação é para um programa de produção sustentável de alimentos, desenvolvido pelo Ministério, que prevê a intensificação da produção livre de desmatamento, por meio da conversão de pastagens de baixa produtividade, com sequestro de carbono já nos primeiros anos de atividade.
De acordo com o Mapa, o Brasil poderá dobrar a sua área de produção, por meio da conversão de até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade e com aptidão para a agricultura, prezando pela sustentabilidade.
Com Mapa