Foto: Canva/Sou Agro

No dia do agricultor, cooperativismo mostra união em momento de luto no agro

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Canva/Sou Agro

28 de julho, data escolhida para comemorar o dia do agricultor. Mas nessa semana, o agro brasileiro foi surpreendido com uma tragédia que deixou o setor em luto: a explosão em uma unidade de grãos da C.Vale em Palotina Oeste do Paraná.

O acidente causou oito mortes, não há nada que poderia ser feito, não tinha como prever. Foi uma fatalidade. Só que é bem nesse momento de tristeza que o agro mostra que vai além da produção, que estamos em um meio de humanidade e solidariedade.

Em meio a tristeza de vidas perdidas e destruição de parte de uma grande cooperativa, o que vimos foi o significado do cooperativismo, a união. Afinal uma cooperativa não tem um dono só, ela pertence a todos os associados que a integram.

A gente vê o agronegócio todo consternado com a tristeza de Palotina. E é nesses momentos em que dar orgulho de dizer que somos agro.

O Paraná é conhecido pelo cooperativismo, isso é referência de união para o mundo todo. Em solidariedade à C.Vale, vimos entidades e outras cooperativas sentindo a dor de Palotina.

Em notas de pesar as cooperativas do Paraná demonstraram todo carinho aos familiares das vítimas e à C.Vale, comprovando o quanto o cooperativismo é algo que temos muito a aprender. Nesse momento tão díficil, não há divisão, todos se unem para estar ao lado de quem está passando por uma dificuldade, no caso de hoje, é em Palotina.

E assim é fácil entender o motivo de algo ser tão inspirador, seja nos bons ou nos momentos ruins, estar unido mostra o quanto o agro é algo gigante além do produzir. Claro que aqui enfatizamos o cooperativismo, mas muitas entidades do setor também se solidarizam com a tragédia.

Nesse dia do agricultor, não teria outra maneira de deixar os parabéns se não assim, agradecendo por todos sempre estarem juntos, independente da situação.

Sabemos da mobilização que essa tragédia gerou, vimos agricultores desolados e em luto pelas famílias das vítimas e também pela tristeza na cidade de Palotina.

Ser agricultor é ser exemplo, é mostrar para o mundo que desistir não é uma opção e que de mãos dadas, podemos sempre chegar mais longe. Parabéns agricultores! Com carinho, portal Sou Agro.

 

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias