Produtores tem poucos dias para atualizar cadastro de rebanho

Liliane Dias
Liliane Dias

Produtores do Paraná tem até o dia 30 de junho para fazer a atualização cadastral do rebanho. Quem perder o prazo da campanha, ficará proibido de transportar animais dentro do estado e ainda poderá receber punições. De acordo com o boletim divulgado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, até o dia 20 de junho a média de cadastramento no Paraná ficou em 66,7%.

A regional de Apucarana é a que mais está adiantada no cadastramento do rebanho com 89,0%. A de Curitiba é a que registrou o menor percentual de comprovação, com 48,4%. Em Cascavel o boletim indica que 63,0% dos produtores fizeram o cadastramento.

A atualização é exigida para todas as espécies de animais de produção existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda).

Além disso, é importante para que a vigilância sanitária saiba onde estão os animais e como eles se movimentam no Estado, ajudando a garantir a condição de área livre de febre aftosa sem vacinação. Saber ainda onde estão os animais, particularmente as aves, para agir de forma rápida e eficaz é importante sobretudo neste momento em que o País e o Estado, em particular, estão sob risco de gripe aviária em granjas comerciais.

Para fazer a atualização do cadastro, os produtores podem fazer de forma online pelo site da Adapar, em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento das prefeituras ou por meio do aplicativo Paraná Agro.

(Liliane Dias/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas