Foto: Envato

Chuva não deve dar trégua e deixa produtores em alerta

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| Mostramos aqui no Sou Agro que a chuva veio com força nesta semana no Paraná e já tem deixado preocupação nos produtores por conta das lavouras. E ao que tudo indica, isso não deve mudar nos próximos dias.

Segundo Ronaldo Coutinho, todo estado deve chover bastante pelo menos até o fim de semana: “Nós temos uma linha de chuva e trovoada, passando desde a divisa aqui do extremo oeste paulista, todo Paraná, de Norte a Sul. Uma linha de instabilidade dentro dessa linha ela está avançando nesse sentido. Pode ter alguma ocorrência de alguma chuva, alguma trovoada, um pouco mais forte, pontual. Geralmente quando tem essas linhas, em alguns pontos, pode ter alguma ocorrência de chuva, trovoada mais forte com ou sem granizo. Na projeção de hoje até até domingo, está indicando bastante chuva em grande parte do Paraná pega toda a região de Cascavel parte do Sudoeste, Oeste, Noroeste e Norte. Toda essa região aqui tem um volume alto de chuva. Principalmente nessa sexta feira, mas tem chuva hoje e amanhã”, disse.

Essa chuva toda é preocupante para quem está na colheita, já que em alguns locais o volume pode passar dos 100 milímetros.

“Vai ser ruim para quem está na colheita. Para quem já dessecou a soja, para quem está iniciando alguma colheita, nesse ponto é muito ruim, porque o volume de chuva é grande. São os volumes maiores de 100 milímetros, pode ser até 150. Então bastante chuva nos próximos dias, de hoje até domingo no Paraná. E se for pegar os próximos 15 dias, o volume é bem exagerado. Torcer para que o modelo erre um pouco nesse sentido, porque agora a chuva começa a incomodar”, detalha Coutinho.

Para os próximos dias o tempo deve continuar instável no Paraná. Ao longo dos dias deve continuar chovendo forte e pode causar danos nas lavouras.

“Nós temos aqui uma anomalia bem forte. Em 15 dias, de hoje, dia 15, até o dia 1 de março, chove bem no Paraná, sendo que do dia 20 ao dia primeiro diminui um pouco essa anomalia, mas continua chovendo bem. Então vai ser um problema para quem tem colheita, seja de soja, feijão, até mesmo milho, e em alguns casos vai ser problema para conseguir colher, porque a chuva vai ser meio constante, vai ter uma queda de temperatura. Torcer para que a entrada do ar frio seja um pouquinho mais baixo, mais para o norte do que está indicando”, finaliza Coutinho.

 

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas