Da plantação de pimenta às geleias: família de Toledo empreende com delícias artesanais e sem conservantes
Um casal de produtores rurais de Toledo resolveu arriscar e inovar com pimentas. É isso mesmo. O que no início era apenas um hobby de Tiago Rener e Daiane Rener virou a forma de sustento da família.
Eles, que são do interior de Toledo, começaram pequeno e agora são autossuficientes na produção. “Comecei plantando sementes de um amigo, uma plantação caseira. Com o passar do tempo, já estávamos produzindo bastante e não tinha mais o que eu fazer com tanta pimenta. Resolvi começar a fazer uns molhos, caseiros. Distribui para amigos e o pessoal começou a gostar”, conta Tiago Rener, sócio-proprietário da agroindústria e produtor rural.
O que era caseiro foi se profissionalizando, mas não deixou de ter uma característica: o artesanal. “Nós cultivamos nossas próprias pimentas para garantir a qualidade do nosso produto. São cerca de 600 pés plantados. A fábrica hoje é artesanal, todos os produtos são artesanais e livres de conservantes”, comenta Daiane Rener, sócia-proprietária da agroindústria.
O trabalho é para garantir a qualidade do produto final. “Cuidamos de tudo, da produção e do resultado. Fazemos esse trabalho em família, na fábrica da agroindústria, e isso hoje é fonte da nossa renda familiar”, conta.
- Transporte de máquinas e equipamentos agrícolas: capacitação é fundamental para garantia de segurança
- Proximidade das festas de fim de ano movimenta mercado de aves
São nove linhas de produtos ao todo, entre geleias e sal de parrilha. Para acompanhar com aquele churrasco do fim de semana…. hummm! Eu provei uma geleia e garanto: É uma delícia!