Foto: reprodução

Tecnologia permite analisar qualidade de ração para peixe

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: reprodução

Uma nova tecnologia permite analisar a qualidade de ração dada aos peixes e foi desenvolvida pela Embrapa. Trata-se do o NIR ProximateTM, que permite análises sobre a qualidade de rações para peixe a um custo cerca de 10 vezes menor e de maneira extremamente rápida. Desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), em parceria com a empresa Büchi Brasil, o novo método não usa reagentes químicos nem gera resíduos para o meio ambiente. A previsão é de que a partir de 2023 a tecnologia esteja disponível para o mercado.

Outra tecnologia da Embrapa qdesenvolvida em conjunto pela Embrapa Instrumentação (também de São Carlos-SP) e a empresa Acquanativa Monitoramento Ambiental é um equipamento que mede 12 parâmetros relacionados à qualidade da água, como oxigênio dissolvido, pH e temperatura. De uso bastante simples, a medição é feita em tempo real e pode acontecer remotamente (por meio de celular ou computador, por exemplo). Mais informações AQUI.

 

Ambas as empresas privadas parceiras no desenvolvimento das tecnologias estarão no estande da Embrapa durante um evento de aquicultura, que será realizado em Natal, Rio Grande do Norte.

Também será apresentada a Plataforma aquaPLUS, conjunto de ativos tecnológicos que realizam análises genéticas de matrizes e de reprodutores de diferentes espécies.

Com Embrapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas