Uso de planta de cobertura mobiliza 70 produtores em Dia de Campo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Faep

Promovido pelo Sistema FAEP, evento tratou de assuntos como plantas de cobertura e métodos para evitar perda de solo

O Dia de Campo sobre solos, promovido pelo Sistema FAEP, reuniu 70 participantes nesta quarta-feira (16) na Fazenda Água Viva, no município de Cruzeiro do Sul, no Noroeste do Paraná. O evento contou com apresentações e atividades voltadas aos temas de integração lavoura-pecuária, plantas de cobertura, estruturas de conservação e avaliação visual da qualidade do solo. Entre os participantes, estavam produtores rurais, estudantes e técnicos de áreas relacionadas à agropecuária.

“A conservação do solo é a base para a produtividade da nossa agropecuária. Trazer discussões como o uso de plantas de cobertura e o controle da erosão é fundamental para garantir que o produtor paranaense continue trabalhando com eficiência, rentabilidade e de forma sustentável”, destaca o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Indonésia habilita mais 21 plantas para exportação de carne bovina

Celso Seratto, engenheiro agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), conduziu a palestra sobre plantas de cobertura. Ele explicou como algumas espécies vegetais podem melhorar a saúde do solo em diferentes casos, como sistemas de rotação de cultura ou em reformas de pasto.

“A palhada sobre o solo, por exemplo, vai permitir que haja proteção da radiação, controle da temperatura e redução da evapotranspiração. Além disso, colabora na proteção contra os processos de erosão”, afirma Seratto.

Produtores rurais, estudantes e técnicos puderam aprender e tirar dúvidas sobre manejo e conservação de solo durante evento em Cruzeiro do Sul

Segundo o agrônomo, as plantas de cobertura ainda podem contribuir no manejo de populações de parasitas e proporcionar mais estabilidade à produção — fator relevante principalmente em momentos de estresse hídrico, como secas ou excesso de chuva.

“Essas plantas, aliadas ao manejo químico e biológico, passaram a ser peças-chave no sistema de produção, porque elas têm garantido que o produtor consiga alcançar os resultados de manejo que ele espera”, diz o palestrante.

Helio Henrique Soares, engenheiro agrônomo e extensionista rural do IDR-Paraná, realizou a apresentação sobre estruturas de conservação do solo. Ele compartilhou um histórico sobre a conservação no Paraná, desde a década de 1980, elencando problemas que ressurgiram atualmente. Então, trouxe possíveis soluções.

“Falamos sobre como manter a água na propriedade, não só por meio de práticas de terraceamento, mas também práticas de cultura, para fazer a água infiltrar no solo. É um tema importante, ainda mais agora, com o El Niño”, afirma Soares.

Na palestra, os participantes também puderam aprender como estimar perdas utilizando a equação universal de perda de solo e conferiram resultados constatados pela Rede AgroPesquisa, iniciativa que conduz experimentos práticos em megaparcelas localizadas em diferentes regiões do Estado para analisar o impacto de eventos climáticos sobre o solo e a eficácia de métodos que evitam a erosão.

 “Esses dados são importantes para conscientizar os produtores de que não é só solo que vai embora, é também o adubo e a matéria orgânica”, avalia o agrônomo.

Arnaldo Cortez, presidente do Sindicato Rural de Paranacity e do Núcleo Regional dos Sindicatos do Norte e Noroeste do Paraná (Nurespar), foi um dos participantes do Dia de Campo.

“Foi um evento que trouxe muita técnica, além de orientações simples que foram ditas, mas que podem transformar muito o dia a dia dos produtores”, comenta.

Para José Antônio Borghi, presidente do Sindicato Rural de Maringá, a importância do Dia de Campo está em sua utilidade para produtores dos mais diversos ramos, sejam agricultores ou pecuaristas.

“É um tema que está relacionado a todas as cadeias, porque o solo interfere em todas as atividades rurais. O produtor tem que ter a consciência de que o solo é a base de tudo. Não existe atividade agrícola sem um solo bem manejado”, observa.

Série de eventos sobre solo

O Sistema FAEP está promovendo uma série de Dias de Campo sobre solo. O primeiro foi em Toledo, no dia 5 de agosto, seguido de Umuarama, em 2 de setembro, e Cruzeiro do Sul, em 16 de setembro. Os próximos eventos acontecem em Irati (24/9) e Cambará (30/9). Produtores interessados em participar podem se inscrever pelos formulários disponíveis aqui. Além disso, podem procurar o sindicato rural do município para conferir mais informações. Os eventos são gratuitos.

(Com FAEP)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Notícias Relacionadas