Temporais causam transtornos no interior do Paraná

A forte chuva acompanhada de granizo e rajadas de vento registrada em Toledo na noite de quinta-feira (10) e madrugada desta sexta-feira (11) causou transtornos e assustou moradores de diferentes regiões da cidade. Apesar das ocorrências, não houve registro de feridos ou de danos considerados mais graves.
VEJA O VÍDEO!
A Defesa Civil foi mobilizada para atender as situações provocadas pelo temporal e concluiu os trabalhos por volta da 01h00 desta sexta-feira. Entre as ocorrências de maior destaque estiveram destelhamentos de residências nas regiões do Jardim Maracanã, Vila Industrial e Centro.
Campo enfrenta risco crescente de extremos climáticos
Na Rua Portugal, no Jardim Bandeirantes, um muro desmoronou durante a chuva. O local precisou ser isolado pelas equipes que atuaram no atendimento. Também foram registrados pontos de alagamento em algumas vias da cidade, principalmente nas regiões do Parque Ecológico Diva Paim Barth (Lago Municipal), Jardim Gisela e Jardim São Francisco, além da ponte sobre o Rio Toledo, na Rua Waldemar Turatti, na região do Residencial Santa Clara.
A operação mobilizou, além da Defesa Civil, equipes da Guarda Municipal (GM), Secretaria da Infraestrutura, Assessoria Comunitária e integrantes dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), implantados no município em agosto deste ano.
O prefeito Mario Costenaro (Republicanos) acompanhou os trabalhos e destacou a atuação das equipes no auxílio às famílias atingidas, principalmente com a distribuição de lonas para as residências destelhadas e o isolamento da área onde ocorreu o desmoronamento do muro. “A Defesa Civil deve retornar aos locais para verificar qual é a necessidade e de que forma pode contribuir”, afirmou Costenaro.
Dois Vizinhos:
Mais de 700 famílias já foram identificadas até o momento em Dois Vizinhos devido ao granizo que caiu no município na tarde desta quinta-feira, 10 de setembro, mas número segue em atualização.
A Prefeitura de Dois Vizinhos, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e secretarias municipais estão mobilizados para atender a população
Entre as áreas que registraram maiores impactos estão os bairros Sagrada Família e Nossa Senhora de Lourdes, além de outras localidades da região Sul de Dois Vizinhos.
No entanto, ocorrências foram registradas em diferentes regiões da cidade, demonstrando que o fenômeno atingiu praticamente todo o município.
Simepar:
A ocorrência de fortes tempestades, algumas severas, marcaram a madrugada no Paraná. Foram registradas chuvas intensas nas diversas regiões, com intensas rajadas de vento e queda de granizo de forma pontual.
Os destaques foram Marechal Cândido Rondon (INMET) com 112 km/h, Ubiratã (Simepar) com 95 km/h e Assis Chateaubriand (Simepar) anotando 66,6 km/h. Além dos ventos fortes, os acumulados de chuva foram expressivos em alguns pontos: Campo Mourão (100,0 mm), Sengés (67,6 mm), Jacarezinho (61,4 mm), Mangueirinha (59,8 mm), Coronel Domingos Soares (57,4 mm), General Carneiro (57,4 mm), União da Vitória (54,2 mm), Palmas (54,0 mm), Guarapuava (52,8 mm), Quedas do Iguaçu (52,8 mm), São Mateus do Sul (52,2 mm), Assis Chateaubriand (51,6 mm), Ponta Grossa (51,6 mm), Rio Negro (51,4 mm), Nova Tebas (51,0 mm), Rio Branco do Sul (50,4 mm), Lapa (50,0 mm), Irati (49,6 mm)Marechal Cândido Rondon (49,2 mm), Umuarama (49,0 mm), Pato Branco (46,2 mm), Santo Antônio da Platina (45,6 mm), Diamante do Norte (45,4 mm), Jaguariaiva (44,6 mm), Cambará (44,2 mm), Porto Vitória (43,2 mm), Inácio Martins (42,2 mm), Altônia (42,0 mm) e Curitiba (40,0 mm), até o momento.
(Com Prefeitura de Toledo, Simepar, Jornal de Beltrão e Rádio Difusora do Paraná)











