Sistema FAEP e Sindicato de Cascavel promovem ações durante o Show Rural

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Imagem: Faep

O Sistema FAEP e o Sindicato Rural de Cascavel vão mobilizar o meio rural paranaense durante o 38º Show Rural Coopavel, entre 9 e 13 de fevereiro. Nesta edição da feira agropecuária, o estande das entidades vai receber 165 caravanas de 126 sindicatos rurais, no total de 7 mil produtoras e produtores rurais de todas as regiões do Paraná.

Ao longo dos cinco dias de feira, a programação no estande do Sistema FAEP e do Sindicato Rural de Cascavel está repleta de ações práticas e tecnológicas. “Teremos ciência de ponta. O evento é uma demonstração tecnológica e de oportunidades, a feira é fantástica”, destaca o presidente do Sindicato de Cascavel, Paulo Orso. “É um evento de qualidade, com muitas novidades. Um momento estratégico para o produtor se conectar com as soluções que vão definir o futuro da nossa agropecuária estadual”, reforça o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

O estande vai reunir soluções práticas que impactam diretamente a rotina no campo. Um dos lançamentos será a plataforma CigarrinhaWeb, que exibe, em tempo real, os dados de monitoramento da cigarrinha-do-milho no Paraná. A plataforma auxilia o produtor no manejo integrado do inseto vetor, que causa graves prejuízos à cultura do milho, com perda de produtividade e qualidade das lavouras. O projeto é uma realização da Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada (Rede CEM – Complexo de Enfezamento do Milho), gerida pelo Sistema FAEP, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Fundação Araucária e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

“Esse projeto vai permitir que os produtores rurais saibam quando o inseto está presente e se a população está alta em sua região em comparação com outras. Dessa forma, é possível traçar a melhor estratégia de manejo”, afirma Meneguette.

Outra novidade será o espaço com jogos interativos, projetados para transmitir, de forma lúdica e dinâmica, conhecimentos sobre a agropecuária, o papel estratégico do Sistema FAEP e a atuação dos sindicatos rurais. “A feira é uma universidade a céu aberto, onde se demonstra o potencial do agro e as oportunidades para o produtor. Precisamos focar na busca por capacitação, tecnologia e inovação”, afirma o presidente do Sindicato de Cascavel.

Além disso, a programação prevê temas de suporte direto, com especialistas orientando sobre licenciamento ambiental, detalhando os procedimentos para que as propriedades estejam em adequação. Haverá ainda a promoção do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com cases de propriedades que servem de referência, e uma reunião do Grupo de Trabalho de Javalis, para apresentar as ações de controle desta espécie invasora.

A Patrulha Rural Comunitária vai apresentar o trabalho na segurança. O programa Patrulha Rural Comunitária 4.0 reduziu em mais de 50% os crimes nas regiões rurais do Paraná em 2025. A novidade é a integração com a Patrulha Maria da Penha, que estreia no evento. Em parceria com o 6º Batalhão da Polícia Militar de Cascavel, a ação visa levar informação e apoio específico para combater a violência doméstica no ambiente rural, orientando as produtoras sobre os caminhos para buscar ajuda.

O espaço também será palco do incentivo à nova geração, com a entrega simbólica de R$ 3 milhões em maquinários agrícolas pela Secretaria da Educação (Seed) aos colégios agrícolas do Paraná, em ação que visa fomentar a prática e a sucessão familiar no agro.

(Com FAEP)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Notícias Relacionadas