Fim de semana de reconstrução após tempestades

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Prefeitura de Novo Barreiro

Emergência e reconstrução no interior do Rio Grande do Sul após tempestades severas com vendavais que provocaram estragos em dezenas de municípios, deixaram milhares de pessoas afetadas e levaram à decretação de emergência.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou no final da sexta-feira (20) o balanço dos temporais que atingiram o estado desde a noite de quinta-feira (19). Até o momento, 34 municípios relataram danos associados à chuva intensa e aos vendavais. As tempestades atingiram áreas urbanas e rurais, causando prejuízos em residências, prédios públicos e estruturas de serviços essenciais.

Downburst: O fenômeno que atingiu Campina Grande do Sul

Foram registrados destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos e bloqueios de vias. Em algumas localidades, houve interrupção no fornecimento de água e energia elétrica. Os danos mais significativos ocorreram em Palmeira das Missões.

Dados atualizados pela prefeitura apontam que 555 famílias foram atingidas, totalizando 2.220 pessoas afetadas pelo temporal. O levantamento segue em andamento e os números podem ser revisados nos próximos dias. Inicialmente, cerca de 450 residências haviam sido contabilizadas com algum tipo de avaria.

Para detalhar melhor os estragos, o município anunciou que utilizará drones no mapeamento das áreas atingidas. A energia elétrica foi restabelecida enquanto o abastecimento de água ainda retornava gradualmente. Diante da gravidade da situação, o prefeito Evandro Massing assinou decreto de situação de emergência em razão dos danos causados pelo vendaval.

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para ações de resposta, reabilitação e reconstrução, além da convocação de voluntários e da dispensa de licitação para contratação de serviços e aquisição de materiais necessários ao atendimento da população. A medida tem validade de 180 dias.

O temporal também atingiu o Hospital de Caridade de Palmeira das Missões, onde uma janela foi arrancada pela força do vento e parte do forro de gesso cedeu. Não houve feridos e os serviços de energia e internet já foram restabelecidos. Em Carazinho, 60 residências tiveram danos nos telhados. Já em Novo Barreiro, ao menos 40 casas registraram prejuízos. As equipes seguem mobilizadas enquanto o estado contabiliza os impactos do episódio de tempo severo.

(Com METSUL)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Mais Notícias