Domingo começou com frio atípico para janeiro e mínimas de até 2ºC

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Rio Grande do Sul teve amanhecer frio neste domingo com mínima de 2°C nos Campos de Cima da Serra e 70 cidades registrando temperaturas abaixo de 10°C em pleno começo de janeiro | IARA PUNTEL

Rio Grande do Sul teve amanhecer atipicamente frio para a época do ano neste domingo (4) com cara de outono em pleno começo de janeiro e no auge do verão.

Levantamento da MetSul Meteorologia mostra que a temperatura desceu a 2ºC nos Campos de Cima da Serra com 70 cidades que possuem estações meteorológicas registrando mínimas de um dígito (abaixo de 10ºC), o que não é nada comum em janeiro.

Por que tantas marcas de café foram proibidas em 2025? Entenda

Estações meteorológicas registraram no começo deste domingo mínimas de 2,4ºC em São José dos Ausentes; 3,8ºC em Pinheiro Machado; 4,3ºC em Bom Jesus; 4,4ºC em Vacaria; 4,8ºC em Soledade e Monte Alegre dos Campos; 4,9ºC em Pedras Altas; 5,1ºC em Cambará do Sul; 6,2ºC em André da Rocha; 6,6ºC em São Francisco de Paula, Capão Bonito do Sul e Bagé; e 6,9ºC em Ibirapuitã.

Os termômetros indicaram ainda neste começo de domingo 7,2ºC em Livramento; 7,6ºC em Espumoso; 7,7ºC em Farroupilha, Ilópolis e Gramado; 7,8ºC em São Marcos; 8,1ºC em Canela e Caxias do Sul; 8,3ºC em Gramado Xavier e Tio Hugo; 8,4ºC em Lagoa Vermelha e Muitos Capões; 8,6ºC em Campos Borges e Boqueirão do Leão; 8,7ºC em Jacuizinho, Candiota e Ernestina; e 8,9ºC em Passo Fundo, Getúlio Vargas e Lavras do Sul.

O começo de domingo atipicamente frio para janeiro anotou ainda mínimas de 9,0ºC em Itaara, Garibaldi e Pontão; 9,1ºC em Tapera e Veranópolis; 9,2ºC em Chapada, Tupanciretã, Morro Reuter e Canguçu; 9,3ºC em Hulha Negra, Santa Cruz do Sul, Pinhal da Serra e Carazinho; 9,4ºC em São José do Ouro e Encruzilhada do Sul; e 9,5ºC em Piratini, Rolante, Monte Belo do Sul e David Canabarro.

Fez também no amanhecer deste domingo 9,6ºC em Victor Graeff, Caçapava do Sul, Vera Cruz e Não-Me-Toque; 9,7ºC em Portão, São Martinho da Serra, Aceguá e Ijuí; 9,8ºC em Antônio Prado, Uruguaiana, Ibirubá, Ronda Alta, Pelotas, Nova Palma e Dois Lajeados; e 9,9ºC em Quatro Irmãos, Coxilha e Venâncio Aires.

Na Grande Porto Alegre, o amanhecer não foi tão frio como no interior, mas as mínimas foram baixas para esta época do ano. Os termômetros indicaram hoje cedo 10,8ºC em Gravataí; 11,5ºC em Viamão; 11,6ºC em Eldorado do Sul; 12,7ºC em Campo Bom; 13,5ºC em Cachoeirinha; 15,3ºC em São Leopoldo; e 15,9ºC em Porto Alegre (Jardim Botânico).

As baixas temperaturas são consequência de uma forte massa de ar frio que chegou ao Rio Grande do Sul ontem acompanhada de rajadas de vento de até 80 km/h e ressaca do mar na costa. Com tempo aberto, vento calmo e ar seco, a madrugada desta segunda (5) voltará a ser fria no estado, em alguns locais com mínimas até menores que as de hoje, e pode gear em baixadas dos Campos de Cima da Serra.

(Com METSUL)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Mais Notícias