Governo de SC suspende aulas em todo o Estado diante de alerta de ciclone

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Tiago Ghizoni, Arquivo NSC Tota

O Governo do Estado de Santa Catarina decidiu suspender as aulas nesta segunda (8) e terça-feira (9) por conta de previsão de ciclone. A decisão contempla as áreas em risco alto e muito alto, com alerta laranja e vermelho, conforme os alertas emitidos pela Defesa Civil estadual.

A Secretaria de Estado de Educação publicou um ofício em que informa às Coordenadorias Regionais de Educação e ao Instituto Estadual de Educação que, por conta da previsão de chuva intensa, as aulas no território catarinense serão suspensas.

Ciclone intenso no Sul do Brasil: o que esperar dia a dia

Quais regiões de SC terão aulas suspensas

As aulas foram suspensas no turno vespertino e noturno nesta segunda-feira, nas áreas em alerta laranja, correspondentes ao Oeste, boa parte do Planalto Norte, e áreas do Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí.

Na terça-feira, contudo, a suspensão vale para as áreas em laranja e vermelho, o que equivale para todo o Estado de Santa Catarina. Estarão suspensas as aulas no turno matutino e vespertino.

Previsão temporais Defesa Civil

Quando ciclone extratropical chega em SC

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a atuação de um ciclone extratropical entre esta segunda e terça-feira, que deixa o tempo instável em todo o Estado. Os temporais com chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo começam já entre a tarde e a noite de segunda, em especial no Grande Oeste e Planalto Norte, onde tempestades severas podem ocorrer. Há risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

Já na terça a situação se intensifica, com chuva persistente, intensa em alguns momentos, em curtos períodos de tempo. O risco será muito alto a alto para ocorrência como alagamento e enxurradas e moderado para deslizamentos.

A instabilidade ganha força na madrugada no Grande Oeste e avança pelo Estado ao longo do dia. Os temporais chegam no litoral pela manhã e se estendem ao longo do dia, com condições para chuva intensa e volumosa em curtos períodos de tempo.

Dessa forma, há risco de deslizamentos que se intensificam em diversas regiões do Estado e se torna moderado na Grande Florianópolis e Litoral Sul. A Defesa Civil recomenda atenção especial às áreas de encosta, taludes rodoviários e locais previamente mapeados como áreas de risco.

O ciclone se afasta para alto mar na quarta-feora (10), momento em que a chuva perde força e os temporais ocorrem de forma isolada. O vento de intensifica de direção Oeste em grande parte do Estado, com rajadas entre 60 e 80km/h, podendo ser mais forte em alguns momentos.

(Com NSC Total)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Notícias Relacionadas