Cidade protocola documento pedindo redução no ICMS da tilápia

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Mapa

Toledo é conhecido como o município “Berço da Tilápia” e como polo central de uma região que está entre as maiores produtoras de peixe do mundo. Porém, a alta incidência de impostos na comercialização interestadual e a importação desenfreada de filés de tilápia, em especial do Vietnã, estão inviabilizando a produção em Toledo e região para aproximadamente 66% dos piscicultores. Uma pesquisa mostrou que 78% dos produtores são independentes, ou seja, estão desvinculados dos sistema de integração e com alto risco operacional.

Em busca de apoio para a cultura, o prefeito Mario Costenaro entregou, nesta segunda-feira (8), um ofício ao líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Hussein Bakri. O documento contém dados técnicos e a solicitação de medidas urgentes para salvaguardar a piscicultura no Oeste do Paraná, num trabalho conjunto entre a Prefeitura de Toledo, através da Secretaria da Agricultura e Proteína Animal (Smap) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Toledo (CMDAT).

Produtora inova com “pitayada”

Riscos

Costenaro destacou o trabalho desenvolvido pelo secretário Luiz Carlos  Bombardelli à Smap e reforçou junto ao deputado Bakri a necessidade de o Estado do Paraná olhar com carinho para a piscicultura. “Foram levantados pontos críticos que ameaçam a continuidade da atividade na região”, explicou o prefeito de Toledo.

Além do controle da importação do filé de tilápia e da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o peixe vivo, o estudo aponta o alto custo da energia elétrica como outro problema a ser enfrentado. Também estão nesta lista a adequação do custeio agrícola/pecuário e ainda a renegociação de dívidas e garantias dos produtores.

Apoio

Hussein Bakri disse que irá analisar o estudo feito em conjunto pela a unidade Pesca e Aquicultura da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Biopark “com muito carinho” e reafirmou o compromisso em buscar soluções para reduzir a crise do setor. O deputado entrou em contato com o secretário de Estado da Fazendo, Norberto Ortigara, que se comprometeu a receber uma comitiva de Toledo para discutir alternativas, em especial sobre a possibilidade de redução do ICMS sobre o peixe vivo.

O prefeito viajou acompanhado do assessor de Governo, Neuroci Frizzo; do secretário de Comunicação, Márcio Pimentel; e da secretária de Saúde, Adriane Monteiro.

Documento foi entregue nesta segunda-feira (8) pelo prefeito Mario Costenaro ao líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Hussein Bakri

Foto: Assessoria de Comunicação

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Mais Notícias