FAEP: Ideathon 2025 terá oito edições

O Ideathon do Sistema FAEP está de volta em 2025. A iniciativa, realizada em parceria com o Sebrae-PR, fomenta a inovação no campo e estimula o protagonismo de jovens estudantes na busca por soluções para desafios reais do setor agropecuário. Ao longo do ano serão realizadas oito edições, sendo seis em colégios agrícolas e duas integradas a feiras do setor. Os três melhores projetos de cada encontro serão premiados com uma viagem a Curitiba.
A primeira edição do ano está marcada para 6 de junho, em Campo Mourão, durante o V Fórum do Agronegócio, Tecnologia e Inovação (Fati). O evento será realizado na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEACM). As inscrições podem ser feitas até 1º de junho pelo site do Sistema FAEP.
Drones são usados para vigilância fitossanitária em bananicultura
O presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, destaca o caráter estratégico da iniciativa para o fortalecimento do agronegócio no Estado. “Trabalhamos para consolidar o Paraná como um polo de soluções inovadoras. O Ideathon do Sistema FAEP proporciona um olhar diferenciado para os desafios do setor e aproxima os estudantes da realidade do campo, permitindo uma vivência prática. A agropecuária e os produtores rurais só têm a ganhar com o engajamento de centenas de jovens em propostas concretas de inovação”, afirma.
Cada edição reúne entre 50 e 60 participantes, divididos em equipes de até cinco integrantes. Durante um dia inteiro de imersão, os grupos trabalham em conjunto para resolver um desafio revelado apenas no início do evento, o que garante ainda mais autenticidade nas propostas.
Toda a estrutura necessária é fornecida pelo Sistema FAEP, incluindo conexão à internet, equipamentos eletrônicos, alimentação e mentoria especializada. As equipes contam com a orientação de 12 mentores – entre professores dos colégios agrícolas, técnicos do Sistema FAEP e especialistas do Sebrae-PR – que acompanham o processo de ideação e ajudam a refinar as soluções apresentadas.
Confira a agenda dos eventos:
Data Município
06/06/2025 Campo Mourão
09/08/2025 Castro
21/08/2025 Guarapuava
13/09/2025 Diamante do Norte
27/09/2025 Francisco Beltrão
25/10/2025 Palotina
A definir Santa Mariana
A definir Irati

Edições anteriores
Desde abril de 2024, o Ideathon do Sistema FAEP tem percorrido o Paraná com a proposta de desafiar jovens a desenvolverem soluções inovadoras para problemas reais do meio rural. A iniciativa já passou por diferentes regiões, reunindo estudantes do Ensino Médio e universitários em uma maratona de criatividade e colaboração. Nas edições realizadas no ano passado, três equipes foram premiadas com a oportunidade de participar do programa Acelera Ideação do Sebrae-PR, que oferece mentoria para transformar as propostas em negócios viáveis.
A primeira edição, em formato piloto, ocorreu no Colégio Agrícola da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com participação de alunos de Castro, Cruz Machado, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro e São Mateus do Sul, além da Lapa. Com o tema “Como melhorar a gestão documental da minha propriedade?”, as soluções apresentadas focaram na organização digital de documentos fiscais e gerenciais, com destaque para um aplicativo voltado ao combate de notas fiscais piratas, que conquistou o primeiro lugar.
Em junho de 2024, o Ideathon chegou a Campo Mourão como parte da programação do IV Fati. O desafio proposto girou em torno da gestão de resíduos da produção agropecuária. Os estudantes apresentaram propostas sustentáveis, como a geração de biometano e biofertilizantes, evidenciando o potencial de transformação de passivos ambientais em ativos econômicos.
A terceira edição aconteceu em agosto, durante a feira Inovação Agro, em Guarapuava. O desafio fez com que os participantes elaborassem formas de adequar a produção olerícola às demandas de diferentes mercados consumidores. As equipes vencedoras apostaram em soluções tecnológicas, como aplicativos que conectam diretamente produtores, varejistas e consumidores, otimizando a logística e eliminando atravessadores.
A quarta e última edição de 2024 foi realizada em outubro, no Distrito de Entre Rios, também em Guarapuava, durante a WinterShow, tradicional feira voltada à produção de cereais de inverno. O foco do desafio foi a sucessão familiar no campo, cujas soluções incluíram programas educativos para crianças e plataformas digitais que preparam os jovens herdeiros para assumir a gestão das propriedades rurais.
(Com FAEP)











