ABPA celebra novas condições de exportações para Coréia do Sul

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Imagem: ABPA/Flag of South Korea

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou a informação repassada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária sobre a isenção de tarifa anunciada pela Coreia do Sul para a carne suína do Brasil.

A isenção é válida sobre uma cota de 10 mil toneladas de carne suína congelada (exceto sobre o produto “barriga”) para o destino asiático. Antes disso, a tarifa imposta era de 25% sobre o valor total do produto.

Exportações de carne tiveram crescimento, conforme ABRAFRIGO

Atualmente, a Coreia do Sul é o 16° principal destino das exportações de carne suína do Brasil, com 3,7 mil toneladas importadas ao longo do primeiro trimestre deste ano.

“O estabelecimento de uma cota isenta é um sinal importante para os avanços das exportações brasileiras de carne suína para a Coreia do Sul, conquistada pelo Ministério da Agricultura. Isto, especialmente em meio às negociações lideradas pelo Ministro Carlos Fávaro e seus secretários de Relações Internacionais e de Defesa Agropecuária, pelo reconhecimento do Paraná, Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros como livres de aftosa sem vacinação”, explica o presidente da ABPA, Ricardo Santin. Atualmente, apenas o estado de Santa Catarina está autorizado a enviar produtos suínos para o mercado sul-coreano por ser o único com este status sanitário reconhecido.

País com consumo per capita em torno de 29 quilos, a Coreia do Sul é o quarto maior importador mundial de carne suína. Em 2024, o país importou 785 mil toneladas, conforme dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

(Com Amanda Gomes/ABPA)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas