Ventos de mais de 100 km/h causam susto e destruição

Ventos fortes e destruição. O tempo severo atingiu o Centro e o Leste do Estado do Rio Grande do Sul com vendavais, alagamentos e tromba d´água se formou no Guaíba. Uma bolha de ar quente se formou sobre a região metropolitana de Porto Alegre e vales antecipou a chegada da instabilidade gerada pela chegada de uma frente fria.
O ar quente foi combustível para intensificar a passagem das nuvens de tempestades. Segundo dados da rede do Instituto Nacional de Meteorologia a máxima no Estado foi registrada em Campo Bom com 36,8°C, 35,6°C em Camaquã, 35,4°C em Teutônia, 34,7°C na capital e 34,1°C em Rio Pardo.
Estações particulares registraram 37,4°C em Maquiné, 37,3°C em São Leopoldo, 37,2°C em Três Coroas, 37°C em Bom Princípio e Osório, 36,4°C em Triunfo e 36,2°C em Montenegro. Pancadas de chuva chegaram desde cedo pelo Oeste do Estado. No extremo sul gaúcho, em Santa Vitória do Palmar o dia começou com a formação de uma nuvem rolo.
A imagem do satélite GOES abaixo que sobrepõe registro de nuvens e de incidência de raios (áreas coloridas da imagem) mostra uma aparente linha de temporais com muitos raios cruzando a região metropolitana e Norte da Lagoa dos Patos.
Esse registro foi feito no horário próximo ao que os vendavais atingiram a região metropolitana. Sistemas em formato de linha costumam gerar vento forte e potente como o registrado hoje. Algumas das nuvens cumulo nimbius dentro desta estrutura organizada em linha formaram o tornado registrado no guaíba, ou seja, a tromba d´água.
Ao redor das 17h áreas de instabilidade ganharam força ao avançar pelo ar muito quente nos vales e na região metropolitana.
Como resultado fortes tempestades atingiram a Grande Porto Alegre com vendavais de mais de 100 km/h. No aeroporto Salgado Filho as rajadas de vento chegaram a 111 km/h, em Canoas a base aérea registou 100 km/h.
Em Soledade INMET registou 89 km/h. No momento da tempestade foi registrado em vídeo o que em primeira analisa trata-se de uma tromba d´água, um tornado dentro do guaíba que aparentemente sobe e desce novamente até água logo a seguir.
Tornado ou tromba d´água é uma nuvem funil que desce de uma nuvem de tempestade, tipo cumulo nimbus. Esse tipo de nuvem possui rotação de suga tudo o que encontra pelo caminho. Tornados são fenômenos severos, porém atuam de forma muito isolada na escala de dezenas no máximo poucas centenas de metros o que torna seu prognóstico muito difícil.
(Por Metsul)