SP investe em ciência e tecnologia para garantir alimentação balanceada e sustentável

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Assessoria Comunicação/SP

O papel da ciência e da tecnologia de alimentos para uma alimentação equilibrada para todos foi destacado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo nesta segunda-feira (31), Dia da Saúde e Nutrição, com o perfil @comercomcienciaoficial no Instagram, que completa um ano no ar no próximo dia 15 sob curadoria do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag).

“A ciência e tecnologia de alimentos é importante para garantir a produção de alimentos saudáveis, com qualidade, seguros e sustentáveis, considerando que a população mundial para 2050 está estimada em 9,7 bilhões de pessoas”, resume Vera Sônia Nunes da Silva, química, mestre e doutora em Alimentos e Nutrição, e pesquisadora do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA) do Ital, que aproveitou seu vídeo de estreia no Comer Com Ciência, em colaboração com o perfil @agriculturasp, para citar exemplos de processos tradicionais que fazem parte do dia a dia das pessoas, como o tratamento térmico, a defumação e a refrigeração.

Estado entrega nova variedade de feijão para o Brasil

Dedicado à comunicação direta, clara, imparcial e aberta ao diálogo sobre alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem, o @comercomcienciaoficial é a semente do projeto Comer Com Ciência lançado há cinco meses para mostrar a realidade de processos e a importância da indústria, destacar a relação de alimentos processados com a saúde e reforçar a credibilidade da pesquisa científica e dos órgãos certificadores e reguladores de alimentos para que o consumidor faça escolhas mais conscientes priorizando qualidade, segurança, saudabilidade e sustentabilidade.

Com uma média de oito publicações por mês, o perfil no Instagram abordou de forma didática assuntos como comida de rua no Carnaval, saudabilidade dos alimentos industrializados, processamento de alimentos e desinformação sobre produtos alimentícios. Além disso, já está confirmada a participação do projeto na 19ª Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde (Naturaltech), de 11 a 14 de junho.

Sobre o Ital

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é uma instituição líder em ciência aplicada na América Latina. Desde 1963, desempenha um papel central na inovação das áreas de ingredientes, alimentos, bebidas e embalagens.

Com sede em Campinas/SP, o Ital oferece suporte ao setor produtivo por meio de pesquisa, desenvolvimento de novos produtos e processos, análises laboratoriais, assistência técnica especializada, capacitação profissional e difusão do conhecimento.

Certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025, o Instituto é credenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e congrega dezenas de laboratórios e plantas-piloto distribuídos em centros especializados em carnes, laticínios, bactérias lácticas, cereais, confeitos, chocolates, frutas, hortaliças, ciência e qualidade de alimentos, além de sistemas de embalagem.

(Com Agricultura/SP)

 

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias