Sistema FAEP embarca para Oceania em busca de inovação na pecuária de leite

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Faep

Uma equipe do Sistema FAEP embarca, nesta sexta-feira (4), para uma viagem técnica à Austrália e Nova Zelândia com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do leite no Paraná e ampliar conhecimentos aplicáveis no meio rural. A comitiva é formada pelos técnicos Nicolle Wilsek, Alexandre Lobo Blanco e Guilherme Schulze, além do presidente da Comissão Técnica (CT) de Bovinocultura de Leite e do Conseleite-PR, Eduardo Lucacin. Eles integram um grupo de 22 participantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Maranhão.

Referências globais na produção agropecuária, Austrália e Nova Zelândia são exemplos em exportação de carne, leite e grãos. A Nova Zelândia se destaca pela eficiência no manejo pecuário, enquanto a Austrália, apesar dos desafios climáticos, adota estratégias inovadoras para manter a alta produtividade. Ambos os países são líderes em práticas sustentáveis, alinhadas ao compromisso do Sistema FAEP com um agronegócio eficiente e rentável.

“Esta missão é um investimento estratégico do Sistema FAEP, com potencial para impulsionar a pecuária de leite no Paraná e em outras partes do país. O conhecimento adquirido vai fortalecer nossas iniciativas e contribuir para um setor mais competitivo e sustentável, trazendo avanços significativos para o agronegócio paranaense”, destaca Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP.

A viagem técnica tem foco na ampliação de parcerias internacionais e o acesso a informações estratégicas para o desenvolvimento da bovinocultura de leite e de sistemas produtivos extensivos. O roteiro inclui visitas a fazendas de referência, feiras agropecuárias, empresas de tecnologia e centros de pesquisa.

“Nova Zelândia e Austrália passaram pelo que estamos passando no Brasil, com a redução de fazendas, e escolheram um caminho de custo baixo, com produção a pasto, raças adaptadas e cooperativismo, tornando-se líderes na exportação de leite. O Brasil já é o maior produtor e exportador de muitos produtos agropecuários, mas falta incluir o leite nessa lista. Minha expectativa é que possamos trazer conhecimentos teórico e prático para ajudar na transformação da cadeia leiteira no Paraná”, afirma Eduardo Lucacin, presidente da CT de Bovinocultura de Leite e do Conseleite-PR.

Conhecimento para o setor

A experiência internacional será fundamental para aprimorar as metodologias de formação de produtores e trabalhadores rurais na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e nos Centros de Treinamento Agropecuário (CTAs) do Sistema FAEP. Outro ponto relevante será a avaliação dos mecanismos de formação de preço do leite e estratégias de comunicação com produtores, informações essenciais para o Conseleite-PR. A comitiva também vai avaliar aspectos da bovinocultura de corte dentro do Programa Pecuária Moderna

, incluindo logística de comercialização, identificação animal e qualidade genética dos rebanhos.

“Nosso objetivo é compreender os fatores que tornam o custo de produção na Austrália e na Nova Zelândia mais competitivo e explorar temas como capacitação da mão de obra rural, tributação, rastreabilidade animal e representatividade do setor”, explica Nicolle Wilsek, técnica do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP.

A viagem ainda contempla o intercâmbio de conhecimentos sobre ovinocultura, produção de grãos e gestão de pastagens, além da busca por novas ideias para exposições agropecuárias, aprimorando a interação com expositores e a apresentação de produtos.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias