Tratamento Vip: Conheça vacas que não ficam no pasto e tomam banho todos os dias

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Gustavo Meca

Lugar das vacas não é no pasto. Elas tem casa, comida, cama fofa, banheiro limpo, banho diariamente e ventilador para amenizar o calor.

A equipe do Portal Sou Agro fez uma viagem imersiva participando do Road Show São Paulo, a convite da Agência Texto Comunicação, experiente no Agronegócio.

Durante uma semana percorremos o interior no Estado, e nessas andanças em busca do conhecimento chegamos à Fazenda Bela Vista, em Tapiratiba (SP), na divisa com Guaxupé (MG). Fundada na década de 1960, pelo pecuarista Olavo Barbosa, a estrutura impressiona pela longevidade do negócio e pela inovação no manejo com destaque para o bem estar animal.

Incrível! A fazenda tem 2.600 animais em lactação, produz 90 mil litros de leite por dia, e surpreendentemente não encontramos nenhuma vaca no pasto. Os mais de 60 anos de trajetória resultam em experiências que permitiram entender que o confinamento era o caminho.

Fomos recebidos por Sérgio Ferraz Ribeiro Filho, neto do fundador e diretor de operações, que explicou o resultado da experiência. O gado holandês é sensível, o que contribuiu para que a decisão ousada fosse tomada. “As vacas holandesas  tem muito mais problemas com temperatura, com chuva, com barro e com carrapato. Então, quanto mais a gente conseguir tirar esses problemas do animal, mais saúde ele vai terá, vai se desenvolver bem e ser muito mais produtivo.  Hoje 100% do gado é confinado”.

Ana Elisa Barreto, médica veterinária confirma as vantagens. “Estão todos estão confinados,  desde de bezerrinha até o animal em lactação. Antes tínhamos uma fase do gado que ficava confinado,  que era do nascimento até em torno de seis meses,  e quando elas iam para o pasto a gente percebia uma queda de desempenho muito grande.  Os animais adoeciam mais, tinha uma mortalidade maior,  queda de ganho de peso,  e hoje isso sumiu.  Há dois anos e meio estamos com o rebanho todo fechado e resolveu o nosso problema”.

Banho todos os dias

Além do confinamento, na Fazenda Bela Vista, atenção é redobrada também para garantir o conforto térmico. Sim, as vacas tomam banho todo santo dia. “Acompanhamos durante os anos, e percebemos o tanto que os animais sofrem no verão.  Sempre tivemos ferramentas para tentar minimizar esse estresse térmico, mas elas estavam ficando ineficientes, e insuficientes”.

E foi assim que a Fazenda Bela Vista decidiu instar as chamadas Sala de Banho. “Fizemos algumas experiências, a princípio construímos duas,  e notamos nesses animais uma diferença muito grande. Atestamos, por meio de avaliação de termômetro,  que a temperatura não sobe, ou melhor, não passa do ideal”.

Os banhos são dados no pós-ordenha e entre uma ordenha e outra. São três por dia. O protocolo é levantar o animal, levar para o banho e ainda colocar no vento. Vários ventiladores fazem parte da estrutura em nome do conforto das “mimosas”.

Depois disso, 90% dos animais deitam, e o restante vai comer, comprovando o bem-estar. O resultado vem na produtividade. A ideia é minimizar esse estresse para reduzir a perda.

Cama de Qualidade

A cama também é digna de sono tranquilo e confortável.  O manejo da cama de areia, é rigoroso, com reposição semanal, bem como aplicação de cal para desinfecção. No compost, é feita a movimentação da cama duas vezes por dia, sendo que na última entram em cena os tratores para a aeração.

Cerca de 52 toneladas de dejetos são recolhidos todos os dias. O esterco é levado para uma área de compostagem e depois volta como adubação organo-mineral  para todas as áreas de milho da fazenda.

Leite Fresco

E assim que o complexo de confinamento se consolidou com a produção de leite A, o passo seguinte foi dado.  O objetivo era levar o leite mais fresco possível da fazenda à mesa do consumidor, lembrando e valorizando o início da história.

Tudo começou com a entrega de porta em porta. “Nos primeiros anos, no início da história, tínhamos o delivery em São Paulo e Ribeirão Preto. Seguimos com um propósito semelhante. O leite que está sendo ordenhado hoje,  começa a ser envasado de manhã e já entra nas carretas seguindo para a distribuição.Então, em menos de 24 horas, está na mesa do consumidor”, observa Sérgio.

VEJA AQUI A MATÉRIA NO YOUTUBE

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias