CNA inicia levantamento de custos de produção no país

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Imagem: CNA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) inicia, a partir desta terça (8), os levantamentos de custos de produção de mais de 40 culturas distintas, pelo projeto Campo Futuro 2025.

Os painéis serão realizados em 21 estados e 133 municípios, em parceria com as federações estaduais, universidades e centros de pesquisa, e participação de produtores rurais, sindicatos, cooperativas, técnicos e especialistas do setor.

2ª safra de milho: Chuva trouxe alívio aos produtores

Nos primeiros encontros, serão coletados os custos de produção da cana-de-açúcar nos municípios de Cianorte e Cambará, no Paraná, em Nova Alvorada do Sul, no estado do Mato Grosso do Sul, e Barretos, São Paulo, em painéis virtuais.

Nesta semana, o Campo futuro também levanta, presencialmente, os dados de café em Brejetuba, Cachoeiro do Itapemirim e Jaguaré, no Espírito Santo.

Campo Futuro

O objetivo do projeto, lançado em 2007, é aliar a capacitação do produtor à geração de informações estratégicas do setor rural, contribuindo para as tomadas de decisão no campo.

A partir do acompanhamento sistemático da evolução dos custos de produção regionais, e de análises sobre a rentabilidade das atividades agropecuárias, o projeto possibilita o gerenciamento de custos e do comportamento econômico da produção.

Em 2024, a iniciativa levantou o custo de 53 atividades agropecuárias e realizou mais de 150 painéis em 20 estados e 124 municípios. O projeto abrange as cadeias de grãos, cereais, frutas, hortaliças, silvicultura, café, pecuária de leite, avicultura, suinocultura, aquicultura, pecuária de corte, entre outras.

(Com Assessoria de Comunicação CNA)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias