Rolê da Bicharada: Jacaré em Guaíra e trio de cascavéis em Santa Tereza

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Prefeitura de Guaíra

A semana foi marcada pelo rolê da bicharada em cidades do Oeste do Paraná. Um jacaré apareceu no Centro Náutico de Guaíra. Em Santa Tereza o Oeste, três cobras cascavéis foram encontradas no bairro Santa Fé. As duas primeiras foram localizadas por um morador que fazia a roçada.

Foto: Reprodução

ASecretaria de Meio Ambiente fez a captura dos animais. As cobras foram levadas para o Parque Nacional de Iguaçu, onde foram soltas na natureza.

A terceira cobra foi encontrada a noite, no mesmo bairro, próximo ao local onde as duas primeiras haviam sido localizadas. Ela também foi capturada e destinada a uma área de mata.

JACARÉ-DO-PAPO-AMARELO

O Município de Guaíra, através da Diretoria de Comunicação Social e Imprensa (DICSI) do Gabinete do Prefeito, registrou em fotos o Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), um ilustre habitante do lago central do Centro Náutico Marinas. Este réptil, que vive na área desde filhote, conquistou a simpatia dos visitantes e se tornou um símbolo da rica biodiversidade local. O animal é monitorado regularmente pelo Centro de Controle Animal (CCA) de Guaíra, que cuida de sua saúde e bem-estar.

O médico veterinário do CCA, Júlio Cesar Juvenal, destaca a importância da preservação ambiental e orienta a população sobre como conviver de forma harmoniosa com a fauna da região. Ele enfatiza que, embora o jacaré seja um animal fascinante, deve ser admirado à distância, sem qualquer interação.

Dicas importantes para a população:

  • Mantenha uma distância segura do animal e observe sem interferir.
  • Evite jogar objetos, para não perturbar o ambiente.
  •  Não alimente o jacaré, respeitando sua dieta natural.

Essas orientações são essenciais para garantir a segurança dos visitantes e o bem-estar do jacaré, permitindo que ele continue a viver no local sem interferências humanas.

O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Meio Ambiente da SEMAIM – Secretaria Municipal de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, reforça a importância da preservação da fauna e flora locais, destacando a necessidade de respeitar o habitat das espécies e promover um convívio harmonioso entre a população e a biodiversidade.

Para resgates de animais selvagens ou outras questões relacionadas aos cuidados com os animais em Guaíra, entre em contato com o CCA, que está localizado na Rua São Vicente, n.º 215, bairro Vila Rica (Atrás da Vila Naval), ou pelo telefone (44) 3642-9929, disponível também via WhatsApp.

Em caso de emergência ou resgate de animais selvagens, ligue para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou (44) 3642-2505, que atende na Rua Bandeirantes, n.º 2484, Bairro Vila Vela, anexo ao Centro Náutico Marinas.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas