Escassez faz EUA aumentar importação de ovos do Brasil

Em resposta à escassez de ovos provocada pelo surto de gripe aviária, os EUA aumentaram em 93% as importações de ovos do Brasil em fevereiro. Além disso, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que o país está avaliando mudanças nas regras para o uso desses ovos.
A crise já resultou em um aumento de 53,6% nos preços dos ovos no atacado em fevereiro, antes de uma leve queda em março nos Estados Unidos.
EUA: nova ameaça sanitária com o avanço da gripe aviária
Os Estados Unidos quase dobraram suas importações de ovos do Brasil, que anteriormente eram destinados apenas à ração animal. O governo do presidente Donald Trump está considerando flexibilizar as regulamentações para permitir o uso de ovos de frangos criados para corte, como parte de uma estratégia para combater os preços exorbitantes gerados pela gripe aviária.
Embora esses ovos não cheguem às prateleiras dos supermercados, eles poderiam ser utilizados em produtos alimentícios processados, como misturas para bolo, sorvete e molhos para salada, liberando mais ovos frescos para os consumidores.
Para viabilizar o uso de ovos de frangos de corte, seria necessário modificar as regulamentações atuais. No entanto, especialistas em segurança alimentar alertam que essa mudança poderia aumentar o risco de contaminação por bactérias nocivas nos produtos alimentícios.