Asfalto será bancado pelo governo mas produtores arcam com projetos

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Prefeitura de Cascavel

A pavimentação de 15 quilômetros da PR-180 da Estrada Velha Cascavel-Cafelândia, no trecho entre a Cooperativa Lar até a divisa com o Município vizinho, foi o tema da reunião realizada sexta-feira (21), na Prefeitura de Cascavel.

Em conversa com os representantes da comunidade, a sugestão aos agricultores presentes, foi uma parceria onde a comunidade da Colônia Melissa ficaria responsável pela cotização do projeto da obra, estimado em R$ 200 mil. Os recursos para a pavimentação, cerca de R$ 15 milhões, já foram garantidos pelo Governo do Estado.

“Esta é uma reivindicação antiga da Colônia Melissa para a gente trabalhar, ver a possibilidade de asfaltar este trecho. O dinheiro para a execução da obra foi garantido pelo governador Ratinho Júnior. Tenho o dever, como prefeito, de liderar todo esse processo, o nosso Município e não tenho dúvida que todos ganham. É uma relação onde ganha a sociedade, o povo e o Município. Enfim, todos ganham”, ressaltou o prefeito Renato Silva.

A obra de pavimentação dos 15 quilômetros da PR-180, uma das mais antigas do Município, é uma reivindicação dos moradores da Colônia Melissa. “Chamamos a comunidade a participar deste processo, no sentido de viabilizar sua execução com a cotização do projeto, pois entendemos que a participação de todos só fortalece e acelera a execução desta obra que vai facilitar a vida das famílias de agricultores no escoamento da produção”, explicou o secretário de Agricultura, Renato Segalla.

Após a execução do projeto, a luta será pela municipalização deste trecho da rodovia PR-180 que é estadual. “Nós precisamos que haja uma agilidade na confecção do projeto da obra, porque sem o projeto a gente não consegue liberar o recurso. Vai ser preciso municipalizar a estrada e, nós vamos fazer um projeto de lei para fazer com que essa rodovia que é do Estado venha para o Município para que daí, o Município também possa nos ajudar na demanda”, frisou o deputado Oziel Luiz.

O presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Almeida, destacou a importância da união de todos os poderes e da comunidade pela conquista de benfeitorias que transformam o Município. “Eu tenho falado que quem ganha com esta união, é quem está na ponta. Neste caso, quem ganha é o agricultor, quem ganha é o pequeno, médio e grande produtor, e nós estamos aqui para fazer a diferença de um governo transparente”.

“Nós saímos desta reunião felizes porque vejo que temos uma grande chance deste sonho ser realizado. São 15 KMs até a divisa do Cafelândia, mais que isso, é a união de todos em prol desta causa”, finalizou o presidente do Sindicato Rural, Paulo Orso.

(Com informações Prefeitura de Cascavel)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias