PECUÁRIA

Entidades pleiteiam e governo renova isenção de ICMS sobre gado puro de origem

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e outras entidades da pecuária de corte e de leite solicitaram e foram atendidas pelo governo do Estado de São Paulo para renovação da isenção do Regulamento do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercados e Sobre Prestação de Serviços (ICMS) sobre reprodutores e matrizes puros de origem, puros por cruza e livro aberto a vacum no território paulista.

Em ofício enviado a Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, com apoio do presidente do Conselho Deliberativo da ACNB José Luiz Niemeyer dos Santos e do pecuarista Cesario Ramalho, Victor Miranda, presidente da ACNB, ressaltou a importância da isenção do ICMS para o contínuo melhoramento genético do rebanho paulista, particularmente em relação à produtividade e à qualidade e à contribuição para a segurança alimentar da população, geração de renda para pequenos, médios e grandes produtores, além da criação de empregos e o fomento de negócios da cadeia produtiva.

Fazendas do Brasil têm baixa emissão de carbono

“Chuva de Aranhas” intriga moradores

O presidente da ACNB argumentou que outros estados oferecem a isenção do referido tributo. “São Paulo tem relevância histórica na seleção de gado Nelore e de outras raças bovinas de corte e de leite. Solicitamos a isenção do ICMS para equiparação da legislação à de outros estados, mantendo-se como um centro de melhoramento genético da pecuária brasileira”, diz Miranda.

Sobre a ACNB

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional.

(Por Assessoria ACNB)

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos, como o Jornal A Cidade e o Jornal do Oeste. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. De 2010 a 2020, foi repórter da Catve, afiliada da TV Cultura em Cascavel-PR. Desde 2021, é jornalista da Tarobá, em Cascavel, onde atualmente exerce as funções de coordenadora de reportagem e apresentadora. Em 2023, integrou a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Recent Posts

Incêndio em silo de arroz deixa 2 mortos e diversas pessoas intoxicadas

Um trágico incêndio em um silo de arroz resultou na morte de duas pessoas e…

março 24, 2025

5 milhões de imóveis geram eletricidade fotovoltaica própria

Energia solar é a 2ª maior fonte do país

março 24, 2025

Setor de bioinsumos aguarda definições para avançar

Após a sanção da Lei nº 15.070/2024, que estabeleceu o marco regulatório para bioinsumos no…

março 24, 2025

Alerta: Produtores devem correr com ratificação de terras de fronteira

Prazo para entrega da ratificação termina em outubro

março 24, 2025

Sul do Brasil: será que a chuva vem para amenizar a estiagem?

No Paraná, o clima também será instável, com maior possibilidade de chuvas nas áreas próximas…

março 23, 2025

Caminhoneiros se sacrificam para levar produtos à mesa do consumidor

Caminhoneiros sacrificam convívio com família, amigos e até conforto para levarem produtos à mesa do…

março 23, 2025

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais