Boletim Climático

Chuvas no litoral: Paraná confirma primeira morte

O Corpo de Bombeiros confirmou, no final da tarde deste sábado (8), a morte de um homem em Guaratuba, devido às fortes chuvas que atingiram o Litoral do Paraná nos últimos dias.

O corpo foi localizado em uma área conhecida como Ribeirão Grande, durante um sobrevoo realizado pelos bombeiros com um helicóptero. Ele foi transportado de avião até o Aeroparque, de onde será encaminhado para uma unidade da Polícia Científica.

“Chuva de Aranhas” intriga moradores

Produtor conta como fez árvores terem aumento de 90% na produção de nozes

Além disso, uma pessoa continua desaparecida, sendo uma mulher de 20 anos, conforme informações fornecidas pelos bombeiros. As buscas estão em andamento.

Uma força-tarefa montada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e a Defesa Civil atende a população afetada pelas fortes chuvas que ocorreram no Litoral na noite desta sexta-feira (07) e na madrugada de sábado (08). São mais de 50 bombeiros militares em sete equipes, além de servidores municipais e 13 profissionais do Samu. Mais 50 policiais militares também estão atuando na região. Os trabalhos contam com apoio de aeronaves do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas – BPMOA, outras forças de segurança e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com balanço preliminar da Defesa Civil, quase 4 mil pessoas foram afetadas direta e indiretamente no Litoral, não significando que todas tiveram casas alagadas. O número inclui também quem não pode se deslocar em função da subida das águas.

Foram afetadas principalmente as cidades de Guaratuba, Morretes, Paranaguá e Antonina.

AJUDA AOS MUNICÍPIOS

Uma equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) realizou reuniões com gestores municipais de Assistência Social dos municípios mais prejudicados pelas chuvas no Litoral.

O objetivo é orientar sobre como podem ser utilizados os recursos do Piso Único de Assistência Social, valores repassados pelo Estado a cada três meses aos 399 municípios do Paraná para ações nesta área.

O dinheiro já está nas contas dos municípios e, em situações como esta, pode ser destinado para ações como acolhimento de pessoas desabrigadas em hotéis e pousadas, compra de itens de alimentação e higiene, entre outros.

“A pedido do governador Ratinho Júnior, estamos próximos das cidades mais atingidas. Esses saldos podem ser utilizados para o atendimento imediato da população afetada. Para o pagamento de hotéis e pousadas, para atender pessoas que perderam suas casas, compra de cestas básicas, atendimento emergencial, compra de materiais de higiene, manutenção de abrigos e outros”, reforçou o secretário do Desenvolvimento Social, Rogério Carboni, que participa das reuniões.

JOVENS ILHADOS – Em uma das ocorrências, 13 estudantes que voltavam para casa após o turno da noite estavam em um micro-ônibus que ficou ilhado no bairro Cubatão, em Guaratuba. O veículo não pôde prosseguir quando a água invadiu a pista.

Como não havia sinal de internet e telefonia, o Corpo de Bombeiros só foi acionado pela manhã. Uma embarcação e uma aeronave fizeram buscas para localizar o veículo. Quando a água baixou, parte dos alunos foi retirada com um veículo de um pai de um dos estudantes. As demais foram para casa na sequência. Todos estão em segurança.

SIMEPAR – De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em menos de 18 horas, entre a tarde de sexta-feira (07) e a manhã de sábado (08), os pluviômetros registraram mais de 276,2 mm de chuva em Morretes, 171,8 mm em Antonina, 144,4 mm em Paranaguá, 173,8 mm em Guaraqueçaba, 170,6 mm em Matinhos e 282,4 mm na Serra do Mar, na BR-277.

(Com informações AEN)

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos, como o Jornal A Cidade e o Jornal do Oeste. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. De 2010 a 2020, foi repórter da Catve, afiliada da TV Cultura em Cascavel-PR. Desde 2021, é jornalista da Tarobá, em Cascavel, onde atualmente exerce as funções de coordenadora de reportagem e apresentadora. Em 2023, integrou a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Recent Posts

5 milhões de imóveis geram eletricidade fotovoltaica própria

Energia solar é a 2ª maior fonte do país

março 24, 2025

Setor de bioinsumos aguarda definições para avançar

Após a sanção da Lei nº 15.070/2024, que estabeleceu o marco regulatório para bioinsumos no…

março 24, 2025

Alerta: Produtores devem correr com ratificação de terras de fronteira

Prazo para entrega da ratificação termina em outubro

março 24, 2025

Sul do Brasil: será que a chuva vem para amenizar a estiagem?

No Paraná, o clima também será instável, com maior possibilidade de chuvas nas áreas próximas…

março 23, 2025

Caminhoneiros se sacrificam para levar produtos à mesa do consumidor

Caminhoneiros sacrificam convívio com família, amigos e até conforto para levarem produtos à mesa do…

março 23, 2025

Você sabia que o abacate é cultivado há muito mais tempo que o milho?

Os abacates da espécie Persea americana têm sido uma parte da alimentação dos habitantes das…

março 23, 2025

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais