Foto: Assessoria Prefeitura de Toledo
PET

Toledo: Quantos animais para adoção tem a cidade?

Foto: Assessoria Prefeitura de Toledo
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

A Secretaria de Meio Ambiente de Toledo (SMA) está realizando um levantamento junto às protetoras de animais da cidade para atualizar a quantidade de animais para adoção que cada uma comporta. O objetivo é obter um número preciso para que se possa fazer o processo de licitação para compra de ração, que o município disponibiliza para atender a demanda desses animais.

Esse levantamento está sendo feito durante esta semana, por meio de visitas da equipe da SMA diretamente às casas das protetoras e casas de passagem.

Guerra comercial EUA-China pode derrubar preço da soja

Arroz deve ter a maior produção em 7 anos

A  coordenadora do Programa de Proteção e Defesa dos Animais, Tainá Minuzzo, explica que, além de obter o número atualizado que as protetoras comportam, as visitas também visam conhecer melhor essas pessoas, suas dores, necessidades, e assim, saber como o programa pode ser melhorado.

“Pretendemos aumentar a quantidade de ração fornecida para as protetoras para que atenda melhor essa demanda. Já estava sendo feito um bom trabalho, mas o que queremos é aprimorar cada vez mais. O objetivo é avançar cada vez mais nessa questão de proteção animal em Toledo”, ressalta Tainá.

A secretária de Meio Ambiente, Luciana Alves Fogaça, destaca que a prioridade imediata é atender a demanda de rações, e por isso, já foi solicitada uma compra emergencial para que, durante o mês de janeiro, possa ser feita a distribuição adequadamente.

“Na sequência vamos iniciar uma avaliação sobre as castrações, que já tem mais de 300 animais na fila de espera. Pretendemos agilizar esse processo, tanto para castração quanto para atendimento clínico”, afirmou Luciana.

Casa de passagem

Silvana Coradi se dedica à causa da proteção animal há mais de 15 anos. Nesse tempo, já foi presidente de duas organizações não governamentais (ONGs), e hoje faz um trabalho de acolhimento animal na própria casa, onde abriga aproximadamente 40 cães e 18 gatos.

“Nossa Casa de Passagem é um lugar onde damos um lar temporário a animais que geralmente são atropelados ou que precisam de cuidados emergenciais. Depois que eles melhoram, nós castramos, vacinamos, microchipamos por meio da Secretaria de Meio Ambiente e colocamos para adoção responsável”, destaca Silvana.

Para ela, realizar esse trabalho é um dom, pois exige 24 horas por dia de dedicação. “Mesmo assim, o amor que a gente sente por eles é o motivo para ajudá-los a sair das ruas e encontrar um lar”, finaliza a protetora de animais.

Cadastro

Para ter uma Casa de Passagem para acolhimento de cães e gatos e disponibilização para adoção é necessário o cadastro junto à Secretaria de Meio Ambiente.

Para tanto, deverá apresentar cópia de documento de identificação com foto e CPF, comprovante de residência em Toledo, Termo de adoção responsável dos últimos seis meses, comprovante de participação em eventos de promoção à adoção ou divulgação virtual, e comprovante de participação de treinamento de prevenção e repressão de maus tratos a animais.

As Casas de Passagem poderão beneficiar-se do Programa Banco de Ração para alimentação dos animais, e, quando disponível, castração para animais adultos.

(Por Assessoria Prefeitura de Toledo)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)