GABRIEL ZAPAROLLI/ARQUIVO
Boletim Climático

Sul do Brasil terá período favorável a temporais isolados de verão

Chuvas aumentam na segunda quinzena de janeiro
Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

A MetSul Meteorologia adverte que o Sul do Brasil começa a ingressar em um período bastante favorável à ocorrência de temporais isolados típicos de verão que podem trazer danos e transtornos para a população de forma localizada. As ocorrências de temporais isolados na região serão diárias a partir de agora.

Uma massa de ar quente tomar conta de grande parte do Sul do Brasil e vai atuar na região durante os próximos dias com temperaturas muito altas em diversas cidades e que passam dos 35ºC, especialmente em cidades mais a Oeste. Gradualmente, a cada dia, espera-se que a umidade presente na atmosfera do Sul do Brasil se incremente sob a massa de ar quente de origem tropical, estabelecendo-se as condições propícias para estes temporais.

Ontem, tempestades localizadas com chuva forte, vento e granizo já ocorreram em pontos do Noroeste gaúcho e do Oeste de Santa Catarina. Em Chapecó, por exemplo, alguns bairros da cidade anotaram queda de granizo. Em Palmeira das Missões, chuva de quase 50 mm foi observada em apenas uma hora.

  • Caso de febre aftosa na Alemanha deixa auditores fiscais federais agropecuários em alerta
  • Projetamos que a partir de agora estes temporais isolados serão frequentes nos três estados do Sul do Brasil à medida que a umidade aumenta sob uma atmosfera aquecida e com elevadas temperaturas. O risco destes temporais isolados típicos de verão aumenta principalmente a partir desta segunda metade da semana e o período favorável a estas ocorrências deve seguir ao menos até o começo da próxima semana.Serão ocorrências isoladas de tempo severo que podem trazer chuva forte a intensa, raios, granizo e vendavais, alguns potencialmente fortes pelo calor. Em áreas urbanas, a chuva forte pode causar alagamentos e inundações repentinas.

ONDE VÃO OCORRER OS TEMPORAIS

Como são ocorrências isoladas, não é possível prever dias antes onde exatamente ocorrerão, mas somente pontuar a existência do risco numa área mais ampla. É o tipo de situação, por exemplo, que um temporal pode afetar apenas alguns bairros ou uma zona de uma cidade sem nada ocorrer em outros pontos da mesma cidade. Hoje, o risco de instabilidade forte localizada se concentra entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná. No Rio Grande do Sul, em cidades do Noroeste, Alto Uruguai, Planalto e Serra. Pode chover ainda de forma isolada em setores do Centro para o Oeste do estado e nos vales.

Amanhã, a chuva de verão vai alcançar várias regiões, inclusive pontos tanto do Oeste como do Sul gaúcho. Na sexta, chuva isolada de verão é esperada na maioria das regiões gaúchas e outras áreas do Sul do Brasil. No fim de semana, os dados indicam chance de chuva de verão e temporais isolados na maior parte do Sul do Brasil.

COMO SE FORMAM OS TEMPORAIS

A combinação de umidade mais elevada com temperatura alta proporciona que as condições se tornem propícias para a ocorrência de temporais isolados de chuva torrencial com elevados volumes em curto intervalo, vento forte e granizo nesta época do ano. Estes temporais se dão principalmente da tarde para a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno que gera movimentos convectivos (ar ascendente) na atmosfera.

A convecção forma nuvens do tipo Torre Cumulus (TCu) e Cumulonimbus (Cb) que causam os temporais localizados e não raro muitíssimo isolados. Localmente, alguns destes temporais podem ser fortes a severos mesmo com risco de danos. Quanto mais quente e atmosfera e menor a pressão atmosférica, maior é o potencial para haja a formação de nuvens muito carregadas e mais alta a probabilidade de temporais localizados de maior severidade. O ar quente e a umidade são os combustíveis para tempo severo e dias de calor mais intenso apresentam maior probabilidade de tempestades se a atmosfera não estiver muito seca.

Assista à previsão do tempo completa para o Paraná clicando aqui

Com Metsul

(Sirlei Benetti/Sou Agro)