Onde vai ter mais chuva esta semana?
Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? A semana que se inicia terá muita chuva em áreas do Norte, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil enquanto no Nordeste as precipitações aumentam e no Sul serão escassas.
Na Região Norte, Rondônia, parte do Pará e Tocantins devem ter chuva bastante frequente e localmente volumosa. No Amapá, chove mais no Leste do estado com acumulados excessivos pela influência da Zona de Convergência Intertropical. A chamada ZCIT ainda provoca chuva com volumes excessivamente altos na Ilha de Marajó.
Ano de 2024 foi o mais quente no Brasil desde 1961
Janeiro: como será o clima no Brasil?
Na Região Nordeste, a tendência é de aumento da chuva nesta semana com expectativa de precipitação na maior parte das localidades. Os maiores acumulados devem se dar na Bahia, Maranhão e no Piauí. Por outro lado, a maior parte das áreas entre Alagoas e o Ceará deve ter precipitações escassas.
No Centro-Oeste, a semana terá mais chuva no Mato Grosso, no Centro-Norte de Goiás e no Distrito Federal com acumulados localmente elevados. Já no Sul do Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, a chuva será bastante irregular e com volumes baixos em diversos pontos. Parte do Mato Grosso do Sul sequer pode ter chuva, o que não é comum de se ver no verão.
Na Região Sudeste, a semana que começa deve ter muita chuva do Centro para o Norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. No Rio de Janeiro, a chuva será mais irregular e passageira. Em São Paulo, fugindo ao comum de janeiro, que é o mês mais chuvoso do ano no estado, algumas cidades sequer podem ter chuva nesta semana e a precipitação será bastante irregular no território paulista. Destacamos que a chuva nesta época do ano se dá com a atmosfera aquecida sob ar tropical, assim que é provável que a chuva localmente possa ser forte e com temporais de raios, granizo e vento, em especial da tarde para a noite, tal como ocorre nos meses de verão.
No Sul do Brasil, a semana que se inicia terá chuva escassa. Grande número de cidades dos três estados da Região Sul não deve ter qualquer registro de precipitação nesta semana, especialmente no Rio Grande do Sul, o que é preocupante ante o período da safra de verão. As precipitações no Sul serão isoladas e tendem a ocorrer mais em Santa Catarina e no Paraná, e mesmo assim alcançando um número baixo de locais.
(Com METSUL e Ronaldo Coutinho)