foto: Edison Emerson #FotoEquipeCataratas

Vazão nas Cataratas do Iguaçu está quase cinco vezes acima do normal

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

As fortes chuvas sobre o Paraná nas últimas horas, em especial na região da bacia hidrográfica do rio Iguaçu, fizeram subir a vazão das Cataratas do Iguaçu, conjunto de quedas de água dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira compartilhada de Brasil e Argentina.

Conforme a estação de monitoramento hidrológico da Copel dentro da unidade de conservação, a vazão neste final de tarde de domingo (8) está em mais de 7,1 milhões de litros de água por segundo.

O volume está aproximadamente cinco vezes acima da vazão normal, que é de 1,5 milhão de litros de água por segundo. Até o início da manhã, segundo o acompanhamento, a vazão estava em cerca de 1,7 milhão de litros de água por segundo.

Cheia histórica

A alta vazão deste final de tarde de domingo se aproximada aos 9 milhões de litros de água por segundo registrados no dia 11 de novembro do ano passado, obrigando as autoridades responsáveis pela unidade de conservação a interditar a passarela que permite se aproximar da Garganta do Diabo, principal queda do conjunto.

Na cheia histórica do ano passado, a vazão nas Cataratas chegou a 24 milhões de litros por segundo (Crédito foto: Edison Emerson #FotoEquipeCataratas)

Vale lembrar que aquela interdição, foi a segunda no mesmo período do ano passado, quando o rio Iguaçu se aproximou de 24 milhões de litros por segundo, 16 vezes acima do referencial de 1,5 milhão de litros por segundo.

Na cheia histórica de outubro e novembro de 2023, grande parte da passarela do lado argentino do atrativo ficou danificada, exigindo um grande esforço para recuperação.

Clique aqui e assista à previsão do tempo para os próximos dias

Com Diário de Foz

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias