Boletim Climático
Temperatura de outono em pleno mês de dezembro
Massa de ar frio de forte intensidade que atua na Argentina começa a ingressar no Sul do Brasil neste fim de semana com queda de temperatura e marcas nos termômetros durante este domingo que em muitas cidades mais vão lembrar dias de outono, projeta a MetSul Meteorologia.
A massa de ar frio de forte intensidade chegou a provocar neve com grande acumulação na sexta-feira nas áreas de maior altitude da província argentina de Chubut e no começo deste sábado provocou temperatura abaixo de zero em Bariloche, segundo dados do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina.
Esta incursão de ar frio avança sobre o Rio Grande do Sul neste sábado e alcança outras áreas do Sul do Brasil ao longo deste fim de semana, trazendo marcas nos termômetros abaixo a muito abaixo do que é o normal nesta época do ano, marcada pelo calor com o verão meteorológico (trimestre dezembro a fevereiro).
Que ninguém espere frio de inverno, como se habitualmente se sente nos meses de junho, julho e agosto. Estas incursões frias a esta altura do ano trazem um refresco do calor com dias amenos ou agradáveis, mas necessariamente frios como ocorre durante o inverno.
A exceção durante o dia fica por conta de cidades de maior altitude, onde sob tempo fechado e chuvoso, a temperatura se mantém baixa o dia todo e com sensação de frio mesmo durante a tarde, o que se espera vai ocorrer nas regiões serranas neste domingo.
A influência desta incursão de ar frio de forte intensidade para esta época do ano será maior na Metade Sul gaúcha enquanto na Metade Norte vários pontos terão muitas nuvens e chuva durante o fim de semana, especialmente em cidades mais ao Norte do estado e próximas de Santa Catarina com a atuação da frente na dianteira da massa de ar frio.
Os efeitos desta incursão fria devem se dar muito mais nas temperaturas máximas, que ficarão muito abaixo do normal para dezembro, do que propriamente nas mínimas. As mínimas devem ser menos mais no Sul gaúcho e na fronteira com o Uruguai no início da semana pelo tempo mais aberto enquanto no Norte gaúcho e em Santa Catarina haverá muitas nuvens e chuva.
A fronteira com o Uruguai, a Campanha e o Sul gaúcho devem ter temperatura baixa para esta época do ano já na madrugada deste domingo, mas as madrugadas da segunda e da terça-feira ainda serão frias para dezembro, especialmente a de segunda que deve marcar menos de 10ºC em diversas cidades.
Em Porto Alegre e região metropolitana, a temperatura neste sábado já estará bem menor do que ontem, quando fez mais de 34ºC, mas a influência do ar frio será sentida mesmo a partir deste domingo que será um dia bastante ameno. Sob muitas nuvens, a região metropolitana deve ter uma tarde de domingo com temperatura pouco acima dos 20ºC, ao redor de 21ºC a 22ºC na maioria dos locais.
Na Serra Gaúcha e nos Aparados da Serra, por conta de muitas nuvens e chuva, não são esperadas mínimas muito baixas. Esfria ao longo do dia de hoje e o sábado deve acabar com marcas ao redor de 13ºC a 14ºC. O que promete chamar a atenção são as temperaturas da tarde do domingo, muito baixas para esta época do ano.
Em várias cidades, a tarde chuvosa do domingo na região pode ter marcas de apenas 12ºC a 13ºC, quando normalmente estaria fazendo neste mês em torno de 25ºC. O ar mais frio ingressa hoje com vento do quadrante Sul que se intensifica. O vento vai soprar mais forte no Sul gaúcho, especialmente no Litoral Sul, onde são possíveis algumas rajadas em torno de 50 km/h.
Com Metsul