Imagem: Faep

Perspectivas para a safra 2024/25

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Imagem: Faep

A safra 2024/25 está a pleno vapor por todas as regiões do Paraná, com as lavouras em franco desenvolvimento. Nas últimas semanas, um grande volume de chuva aliviou um veranico que se apresentava em algumas áreas do Estado. Quem detalha esses e outros assuntos relacionados às perspectivas da temporada é Ana Paula Kowalski, técnica do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP, convidada do episódio 225 do programa de rádio Campo & Cia.

“Para o Estado como um todo, as chuvas vieram em um momento que deu para recuperar as perdas que estavam começando a aparecer e um fôlego ao desenvolvimento das plantações. Assim, seguimos com uma expectativa elevada de recuperação da produção em relação à safra anterior”, aponta Ana Paula durante a classificação.

Erva-mate como gerador de créditos de carbono

Frente parlamentar deve fortalecer o transporte ferroviário

A técnica do DTE do Sistema FAEP compartilha que a previsão é que o Estado produza 22,2 milhões de toneladas de soja e 2,6 milhões de toneladas de milho. “Esses números ainda não contemplam as perdas que devem ocorrer pela estiagem que enfrentamos no fim de novembro, então a previsão provavelmente terá algum ajuste, temos que acompanhar nas próximas semanas”, avalia Ana.

A previsão do tempo está sob influência de um período de neutralidade climática, o que costuma representar uma boa quantidade de chuva, pela média histórica. “A neutralidade é uma caixa de surpresas, mas inicialmente tínhamos uma perspectiva de La Niña, que representaria tendência de menos chuva. Assim, tivemos uma melhora comparando com a previsão inicial”, enfatiza.

Outro ponto abordado pela convidada no programa foi a pressão de pragas, doenças e ervas-daninhas nas lavouras de soja. “O problema de ervas-daninhas tem sido uma reclamação constante das reuniões da Comissão Técnica de Cereais, Fibras e Oleaginosas e também tem sido alvo de ações do Sistema FAEP e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná [Adapar]”, mencionou.

Recentemente, o Sistema FAEP lançou um novo curso, cujo título é “Manejo Integrado de Plantas Daninhas (MIPD)”. A formação orienta sobre combate a ervas indesejadas em grandes culturas. Além disso, a entidade também lançou uma cartilha, chamada “Plantas daninhas resistentes: biologia, identificação, ocorrência e controle”. Esta tem sua versão em PDF disponível neste link.

(Com FAEP)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas