Foto: Reprodução Grupo de Bombeiros Voluntários
Boletim Climático

O que esperar do tempo após estragos do ciclone Biguá?

A previsão para a semana
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

O que esperar do tempo depois da passagem do ciclone subtropical Biguá pelo Rio Grande do Sul, que trouxe vento intenso que deixou centenas de milhares de pessoas sem luz, estragos em diferentes cidades e um saldo de dois feridos.

Nesta segunda-feira, o que restou do ciclone Biguá atua no Oceano Atlântico e se afasta do Rio Grande do Sul, sendo absorvido por um ciclone extratropical no mar. O tempo, entretanto, não firma no estado gaúcho.

Muitas nuvens cobrem diversas regiões, sobretudo a Metade Leste, onde chove e garoa. Isoladamente pode chover forte, especialmente à tarde. Apesar da instabilidade, podem ocorrer melhorias temporárias com aberturas. Na Fronteira Oeste e no Noroeste, o sol predomina. O vento cede com o afastamento do ciclone, mas o Litoral Norte ainda tem rajadas esporádicas. Na terça-feira, o sol aparece com nuvens em grande parte do Rio Grande do Sul, mas áreas do Leste e do Nordeste do estado ainda podem ter alguns períodos com maior nebulosidade e chuva ou garoa bastante isolada. A temperatura se eleva mais no Oeste e no Noroeste, onde fica ao redor dos 30ºC em alguns pontos.

Já na quarta-feira o sol predominará no Rio Grande do Sul. O dia de tempo aberto vai favorecer uma maior elevação da temperatura. Vários pontos do Centro para o Oeste e o Noroeste do estado devem ter máximas de 30ºC a 33ºC, isoladamente superiores. Na quinta-feira, por sua vez, o tempo volta a mudar no Rio Grande do Sul. Embora o sol apareça com nuvens em vários pontos do estado, a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza com chuva em diversos locais do território gaúcho, inicialmente a partir do Oeste e já cedo. Não se afasta chuva forte isolada e algum temporal localizado. Não chega a chover em todas as cidades do estado. A temperatura se eleva menos na maioria das regiões com aquecimento maior entre a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.

Já na sexta-feira, áreas mais ao Norte do estado e próximas de Santa Catarina devem ter mais nuvens e chance de chuva, até moderada a forte em alguns pontos. Nas demais regiões, o sol aparece com nuvens em meio a períodos de maior nebulosidade com chuva isolada de verão, mais da tarde para a noite. O dia será quente e abafado com marcas perto e acima de 30ºC em várias cidades.

(Por Metsul)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)