Mapa intercepta 386 tartaruguinhas chinesas agonizando no aeroporto

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto:Ibama

O sistema de Vigilรขncia Agropecuรกria (Vigiagro) do Aeroporto Internacional de Guarulhos interceptouย  uma bagagem com 386 tartaruguinhas de casco mole chinesas.

Elas estavam agonizantes devido ao transporte em condiรงรตes indevidas. Por questรตes sanitรกrias, o Ministรฉrio da Agricultura e Pecuรกria (Mapa) proรญbe animais silvestres de ingressar no Brasil sem as devidas autorizaรงรตes e certificaรงรตes zoossanitรกrias.

CNA e a formaรงรฃo dos tรฉcnicos para o mercado

Primeira safra de feijรฃo tem aumento de 55% de รกrea plantada

A equipe do Vigiagro que localizou as tartarugas imaginou que a carga de tartaruguinhas fosse de caranguejos ou peixe fresco. Ao abrir a bagagem, no entanto, foi surpreendida com a grande quantidade de rรฉpteis, todos filhotes. A suspeita รฉ que eles seriam utilizados como matรฉria-prima para diversos produtos pela medicina tradicional chinesa.

Durante milhares de anos, as tartarugas tรชm sido utilizadas nessa modalidade de medicina para tratar uma grande variedade de doenรงas e enfermidades. Ultimamente, com a economia do paรญs em crescimento, aumenta a preocupaรงรฃo com a extinรงรฃo de tartarugas no paรญs asiรกtico.

Para ingressar legalmente no Brasil, espรฉcies exรณticas precisam de autorizaรงรฃo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Como nรฃo havia documentaรงรฃo, os animais foram apreendidos e multa de R$ 72 mil foi aplicada pelo รณrgรฃo. O responsรกvel pelo transporte foi liberado.

(Com Ibama)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciรชncias Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veรญculos de comunicaรงรฃo impressos. Atuou na Assessoria de Comunicaรงรฃo para empresas e eventos, alรฉm de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuaรงรฃo. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relaรงรฃo com o Jornalismo especializado, com รชnfase no setor do Agronegรณcio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notรญcias