Foto: Estação Ecológica do Taim
Cotação

Gado apreendido na praia da Estação Ecológica foi para o Mesa Brasil

Foto: Estação Ecológica do Taim
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Em uma operação de fiscalização realizada no dia 18 de novembro de 2024, foram apreendidas e retiradas 147 cabeças de gado da Estação Ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul. A ação foi conduzida pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio) e pela Polícia Militar Ambiental (PATRAM) de Pelotas, visando combater a criação ilegal de gado em áreas protegidas. 

Foto: Estação Ecológica do Taim

 

O gado apreendido estava impactando Áreas de Preservação Permanente, como dunas e banhados, tanto dentro da UC quanto em sua Zona de Amortecimento. O responsável havia sido notificado a retirar o gado e sair da Estação Ecológica do Taim, pois a havia invadido. No entanto, além de não obedecer à notificação, ainda levou mais animais para a UC, o que motivou a apreensão e retirada do gado.

Programa alcança mais de dois mil produtores

Trabalhador morre durante manutenção de colheitadeira

A operação faz parte de um esforço contínuo para preservar a biodiversidade e proteger as áreas de conservação. O gado apreendido foi destinado ao programa social Mesa Brasil e à entidade beneficente AFPA-Pelotas.

Foto: Estação Ecológica do Taim

No dia 19 de novembro, o chefe da Estação Ecológica do Taim recebeu um Mandado de Segurança suspendendo o abate, que foi imediatamente acatado. “A PFE entrou com recurso e estamos aguardando a decisão judicial. Mas independente da decisão, a equipe julgou a ação exitosa, uma vez que o objetivo foi alcançado, que era retirar o gado da UC e cessar o dano ambiental”, avalia o chefe da UC, Fernando Weber.

(Por Assessoria Instituto Chico Mendes)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)