ESPECIAIS
Avião cai no Rio Grande do Sul e atinge prédios
Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo em Gramado, atingindo estabelecimentos comerciais e provocando um incêndio, conforme as primeiras informações. Segundo relatos preliminares dos meios de comunicação, a aeronave caiu sobre edificações no bairro Avenida Central.
O acidente ocorreu na Rua das Hortênsias, a principal via da área central da cidade. Não há ainda informações oficiais sobre o tipo da aeronave, o número de ocupantes do voo e vítimas, entretanto relatos do local dão conta de que há vítimas na queda do avião entre Gramado e Canela.
As autoridades isolaram a área para garantir a segurança. Informações indicam que o avião vinha no sentido Canela-Gramado antes da queda. Moradores relatam que destroços da aeronave estão espalhados na rua e locais próximos.
As condições de visibilidade no momento do desastre aéreo, por volta das 9h deste domingo, eram muito ruins em Gramado e Canela com a presença de forte nevoeiro na Região das Hortênsias. Conforme o meteorologista da MetSul Luiz Fernando Nachtigall, especialista em Meteorologista Aeronáutica, a investigação que será feita pelo Cenipa (órgão da Força Aérea Brasileira), vai se debruçar sobre as condições meteorológicas e se elas permitiam voar nas condições presentes nesta manhã.
Nas redes sociais, o governador do estado, Eduardo Leite, divulgou vídeo no local no acidente e afirmou que possivelmente o avião teria nove ocupantes, que não teriam sobrevivido. Além deles, 14 pessoas teriam sofrido ferimentos causados pela queda do avião, sendo que duas delas estariam em estado grave, por conta de queimaduras.
Nachtigall, que coordenou a Meteorologia do Aeroporto de Porto Alegre por vários anos quando esteve na Força Aérea, recorda que o aeroporto de Canela (SSCN) é pequeno e não possui instrumentação e tampouco boletins meteorológicos como em aeródromos maiores, como ocorre, por exemplo, com os aeroportos de Caxias do Sul.
No momento do acidente aéreo com o avião em Gramado, uma frente fria avança pelo Nordeste do Rio Grande do Sul com abundante nebulosidade e chuva de variada intensidade entre a Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte. Este sistema frontal era responsável pelo forte nevoeiro em Gramado com visibilidade horizontal de poucas dezenas de metros.
Havia ainda chuva leve e garoa, com registro de precipitação na estação meteorológica no aeroporto de Canela de 3,8 mm entre 8h e 9h da manhã e de outro 1,6 mm entre 9h e 10h. Já o vento era fraco.
Com Metsul