Última semana de novembro com calor e chuva típica de primavera-verão
Os últimos dias de novembro começam com pancadas mais concentradas sobre o centro e norte do Brasil. A última semana do mês deve ser marcada por temperatura em elevação em grande parte do país e com pancadas de chuva, já em um padrão de primavera-verão.
A chuva só vai começar a perder força no Nordeste a partir de quarta-feira (27). Por outro lado, grande parte do interior brasileiro vai seguir com condição para fortes pancadas de chuva. Tempo ainda abafado desde Goiás até o sul do Amazonas com risco de temporais isolados, raios e ventos fortes. Mais sol e calor para o Sudeste até meados desta semana – destaque para um começo de segunda-feira gelado nas capitais da Região, com uma grande amplitude térmica e o calor retornando durante as tardes.
Depois de forte calor, vem chuva e tempestades
Aumento de produtividade no cultivo de feijão com bioinsumos
Frente fria provoca chuva no oeste e sul gaúcho
O avanço de uma nova frente fria em alto mar na altura do RS, combinado com a circulação de ventos nos diferentes níveis da atmosfera, vai estimular um pouco mais de umidade sobre áreas da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, neste começo de semana. Norte, Serra do RS com tempo mais aberto e ensolarado, sem chuva.
Santa Catarina e Paraná, com possibilidade apenas de um pouco de chuva, isolada, apenas no litoral norte catarinense; ar voltando a ficar mais seco no norte do Paraná – com máximas acima de 30 °C. Pode ventar ainda no decorrer do dia na maior parte da Região Sul.
Sudeste do Brasil começa a semana com pouca chuva e destaque para o retorno do calor durante as tardes. Amanhecer ainda gelado em SP, cidades de Serra do sul de MG, regiões do Vale do Ribeira, Paraíba e da Mantiqueira – segunda de sol, poucas nuvens, tempo firme na cidade de SP, ar mais seco no centro-norte e oeste paulista. Temperaturas sobem e não chove na cidade do RJ; pancadas mais isoladas no norte do estado e regiões de divisa com ES e MG, à tarde. Belo Horizonte, começa a semana com tempo firme e com temperaturas ainda amenas, enquanto em Vitória, pode chover de forma mais rápida entre tarde e noite.
O ar quente e úmido que vem do Norte do Brasil, ainda organiza um corredor de umidade nos estados de interior do país. Segunda de tempo instável no norte de Mato Grosso, sul da Amazônia e do Pará, Rondônia e Acre com potencial para temporais.
Chove com moderada a forte intensidade em Goiás, no Distrito Federal e no estado do Tocantins; estas regiões, terão ainda algumas aberturas de sol, mantendo a condição de tempo abafado. Em Mato Grosso do Sul a chuva ainda é mais isolada apenas no extremo noete e noroeste; nas demais áreas e em Campo Grande a semana começa com valores de umidade do ar abaixo de 30%. Destaque para o tempo firme e seco no sul do CE, interior da PB e no oeste do RN.
Temporais na Bahia, no sertão do Pernambuco, sul do MA e PI
Alerta até pelo menos a terça-feira (26), para chuva que pode acumular volumes pontualmente elevados em um curto período de tempo. A chuva pode cair com força no noroeste e oeste da Bahia, em cidades do oeste e do sertão do Pernambuco e entre o litoral norte da Bahia e o estado de Alagoas.
(Com Climatempo e Ronaldo Coutinho)