INFRAESTRUTURA
Pesquisa vai traçar mapa energético do Paraná
A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) estão conduzindo uma pesquisa essencial para a criação do Mapa Energético do Paraná. A iniciativa busca avaliar desde a produção até o consumo de energia no estado, além de projetar as demandas e o crescimento energético na próxima década. Por isso, o Conselho Temático de Energia da Fiep conta com a participação dos empresários, destacando a importância de responderem ao levantamento.
A pesquisa é voltada a usuários de energia elétrica do Grupo A (média e alta tensão) e permite uma resposta para cada Unidade Consumidora (UC). As empresas com maior quantidade de unidades consumidoras podem entrar em contato com o Conselho de Energia da Fiep para auxiliar no preenchimento.
Atenção: Inmet emite alerta de temporais
Chuva forte e torrencial traz problemas para General Carneiro
Importância estratégica
O Mapa Energético do Paraná visa oferecer uma visão detalhada e estratégica da matriz energética estadual, apontando necessidades de investimento e ampliando o potencial de adoção de fontes renováveis. Segundo a Fiep, a pesquisa pretende criar um diálogo contínuo com o setor produtivo para garantir uma matriz energética competitiva, que suporte o desenvolvimento econômico do Paraná nos próximos dez anos.
Os dados coletados serão utilizados de forma anônima e agregada, visando unicamente subsidiar estudos e políticas energéticas que impactem positivamente a economia do estado. Para participar, basta clicar neste link com orientações de preenchimento. É possível ter acesso ao questionário completo, antes de realizar o preenchimento online. Para isso baixe a versão em pdf.
(DA ASSESSORIA, FIEP)