Boletim Climático
O tempo para o final de semana
Um episódio de calor afetará principalmente o estado do Rio Grande do Sul, mas devem ser esperadas marcas muito altas nos termômetros também em Santa Catarina e parte do Paraná durante os próximos dias.
Grande parte do Sul do Brasil está sob influência de uma massa de ar seco que acompanhou a chegada de ar frio no começo da semana, e que foi responsável por mínima de 0,3ºC negativo ontem no Planalto Sul Catarinense e de 2ºC hoje em Santa Catarina e nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul.
Vai ter chuva ou tempo firme nos próximos dias pelo Brasil?
Frio de inverno nos estados do Sul
A influência do ar frio cessa e agora começa a dar lugar ao ingresso de ar mais quente a partir da região Nordeste da Argentina, o que favorece a elevação bastante acentuada da temperatura durante o dia com a manutenção do tempo aberto.
Embora a semana tenha tido temperatura até abaixo de zero e geada, calor é normal nesta época do ano e quase todos os anos há dias de forte a intenso calor em novembro no Sul do Brasil. Assim, as tardes muito quentes previstas para os próximos dias estão dentro do que pode se esperar em novembro.
Novembro é o último mês da primavera meteorológica, o trimestre que vai de setembro a novembro, assim já guarda características do verão com aumento da frequência de tardes quentes e alguns dias de intenso calor no Sul do Brasil.
Outras Regiões:
Um canal de umidade vai se organizar entre o Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, o que vai trazer elevados volumes de chuva na soma dos próximos dias nestas áreas do país.
Os volumes podem ser, inclusive, muito altos em alguns pontos, especialmente do Centro-Oeste. A previsão de chuva no Brasil tem cenário cada vez mais parecido com o de verão.
(Com METSUL e Ronaldo Coutinho)