Emater/RS

Jornada Técnica apresenta soluções a produtores de leite

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Emater/RS

“Proporcionar mais tempo para as vacas pastarem e maior consumo de pasto nesse tempo em que estiverem pastando, usando o comportamento natural bovino”. Assim, o engenheiro agrônomo Leandro Ebert, extensionista da Emater/RS-Ascar resume o objetivo da atividade realizada nesta quarta-feira (30/10) com produtores de leite participantes da Rede Elite a Pasto.

Essa foi a terceira e última etapa da Jornada Técnica de Primavera, uma programação técnica realizada nos dias 3, 10 e 30 de outubro, com temas demandados pelos produtores em ações prévias no âmbito do projeto.

Estado se destaca pelo manejo e pesquisas com grãos de arroz

Feira Sabores do Paraná: Conheça as agroindústrias selecionadas

Na primeira etapa os participantes integraram a visita técnica “Novidades em Pastagens, Silagens, Bioinsumos e Manejo no Inverno”, na propriedade de Gilson Mazarro e família, no Rincão dos Pinheiros, onde o grupo pode conhecer as soluções aplicadas e os resultados obtidos neste inverno. A segunda etapa foi marcada pela reunião técnica “Carrapato sob controle: estratégias para o verão”, realizada no Salão do Assentamento Santa Júlia com a condução da médica veterinária e extensionista da Emater/RS-Ascar Elusa Andrade, preparando o grupo para fazer o controle estratégico do carrapato.

Na terceira etapa, Rezomar de Souza e sua família receberam o encontro em sua propriedade, no Assentamento Alvorada, com o tema: “Verão sem estresse: Manejo de Pastagens para Enfrentar o Verão”, conduzida por Ebert.

“Inovamos ao aplicar uma nova metodologia didática que chamamos de ‘Desafio do Consumo de Pasto no Verão’, na qual, através do auxílio de ferramentas visuais, o grupo é convidado a estabelecer rotinas e estratégias de manejo que promovam o máximo consumo de pasto possível por dia. Para isso, eles contam com o conhecimento técnico/científico discutido previamente, usando a situação da propriedade visitada como pano de fundo”, explica o extensionista.

Ao término da atividade, os participantes puderam conferir a área de pastagens da propriedade e verificar como algumas das soluções apresentadas já estão sendo implementadas. A família iniciou o acompanhamento com a Emater/RS-Ascar no inverno deste ano na Rede Elite a Pasto e, em poucas semanas, a produtividade leiteira praticamente dobrou, apenas efetuando ajustes na rotina e no manejo de pastagens, com a adoção do Pastoreio Rotatínuo, um conceito de manejo de pastagens concebido a partir da ótica animal que visa otimizar o tempo do animal em pastejo.

A Rede Elite a Pasto é um projeto da Emater/RS-Ascar em Júlio de Castilhos, desenvolvido em conjunto com produtores de leite com a intenção de explorar o potencial de rentabilidade da produção leiteira baseada em pastagens, utilizando os recursos disponíveis nas propriedades das famílias. Para isso, a iniciativa se vale de conhecimentos científicos avançados e tecnologias adequadas às especificidades locais. Atualmente, são cerca de 20 famílias participantes, em três grupos que compõem a Rede.

(Com Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Maria)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias