Foto: Assessoria de Comunicação/SP
PECUÁRIA

Instituto de Zootecnia apresenta pesquisas de melhoramento genético bovino

Foto: Assessoria de Comunicação/SP
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

O Instituto de Zootecnia (IZ), instituição vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de SP, trabalha há 119 anos desenvolvendo pesquisas e tecnologias que contribuem para a eficiência da pecuária nacional e internacional.

Durante a Feicorte, importante feira da cadeia produtiva da carne, o instituto está apresentando suas pesquisas científicas, como o Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore e Caracu, implementado em 1980 e que continua contribuindo para uma pecuária mais rentável e sustentável.

Fim da vacinação contra febre aftosa compromete manejo sanitário

Abate de bovinos cresceu 14,8% no 3º trimestre de 2024

“Nosso programa de melhoramento genético seleciona animais para maior ganho de peso, comendo menos e gerando um abate precoce”, destaca o diretor do IZ, Enílson Ribeiro.

O processo de seleção é constante e envolve várias características de crescimento, reprodução, eficiência alimentar, carcaça e emissão de gases.

Touros e matrizes selecionados para maior ganho de peso, maior eficiência alimentar e menor idade ao abate são disponibilizados aos produtores através de vendas anuais de touros e matrizes do IZ, bem como venda de sêmen e embriões.

Em 2023, o IZ inaugurou o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento Regional de São José do Rio Preto, em uma área de 220 hectares que tem como principal foco a neutralidade de carbono no sistema de produção de bovinos de corte, harmonizando a sustentabilidade, a segurança alimentar e o bem-estar animal.

Na unidade de Sertãozinho, o IZ iniciou pesquisas visando reduzir a emissão de gases de efeito estufa. “Selecionamos animais para diminuir as emissões de metano, analisando se existe alguma relação genética que influencie nos gases emitidos”, acrescentou o diretor da instituição.

No dia 22, durante a Feicorte, a pesquisadora Renata Helena Branco Arnandes, do Núcleo de Pesquisa do IZ, ministra a palestra “Programação Fetal: Importância da Nutrição de Fêmeas Gestantes”.

(Com Agricultura/SP)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)