melancia
FRUTICULTURA

Hora da fruta: Como saber se a melancia está madura?

melancia
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

A fruta tem seus seguidores. Uma fatia doce e suculenta de melancia é uma das melhores experiências em dias mais quentes ou para o preparo de sucos que vão além da hidratação, além de drinques de melancia (até sem álcool) e mais receitas com o sabor e frescor único dessa fruta, como um sorvete com apenas 2 ingredientes.

Mas para muita gente, decidir qual a melancia certa para escolher no meio de tantas opções disponíveis no mercado pode ser um desafio. Nada mais frustrante do que chegar em casa, abrir a fruta e se deparar com uma tonalidade rosa e sem aquele doce característicos que a torna tão especial.

Novo sistema de alerta para desastres estará disponível em dezembro

Chuva em boa parte do país

Jordan Carter, diretor de vendas da Leger and Son, uma fazenda de melancia de três gerações que está no mercado desde 1965 e se localiza na Geórgia – autodenominada “a capital mundial da melancia” -, compartilha dicas valiosas ao site “Simply Recipes” para quem deseja fazer as melhores escolhas. Veja!

Essa é a melhor dica para escolher uma melancia perfeita

Como é possível saber se uma melancia está madura? Você precisa pegá-la e procurar uma mancha amarelada. “Ela deve ter uma cor opaca e a parte de baixo da melancia deve ter uma mancha amarela cremosa. É onde a melancia ficou no chão e amadureceu ao sol”, afirma Carter.

Essa mancha deve ser de um amarelo pálido e amanteigado se estiver madura. Se essa área estiver verde-clara ou branca, é porque ela não amadureceu completamente. Antes de levar a melancia e aproveitar todos os seus benefícios incríveis, observer o peso também.

“Ela deve ser pesada para seu tamanho porque as melancias são 92% água”, explica ele. E se não tiver certeza, pegue outra melancia do mesmo tamanho e compare. A que parecer mais pesada, provavelmente estará mais madura.

O truque para bater na lateral da melancia funciona?

Um dos truques conhecidos para escolher uma boa melancia é bater na lateral para determinar a maturação. Esse pode não ser o método mais científico e requer um ouvido muito bom, mas há alguma verdade nesse método.

“Uma melancia madura terá um som oco e monótono. Já uma melancia que não esteja madura terá um som de ping mais agudo”, afirma o especialista.

Mas existem outros indicadores que podem ajudar a escolher uma melancia madura. Procure por “teias”, as linhas marrons e grossas na lateral da melancia, que podem se assemelhar a uma teia de aranha.

Não há nenhuma ciência que comprove isso, mas acredita-se que essas teias podem ser causadas pela polinização. Quanto mais tiver, mais doce e madura pode ser a melancia.

Por que é importante arranhar a superfície da melancia?

Ao arranhar levemente a superfície da melancia com a unha, você vai descobrir se ela está madura caso a casca saia mais facilmente e revele uma área branca e verde embaixo, de acordo com o College of Food, Agricultural, and Environmental Sciences da Ohio State University.

Já no caso de arranhar uma melancia que não esteja madura, ela deixará apenas um recuo e uma linha mais escura.

Por fim, escolha uma fruta que não tenha cortes, amassados ou machucados visíveis. Alguns arranhões leves são aceitáveis. “Os arranhões geralmente vêm do manuseio, pois a colheita é muito trabalhosa”, esclarece Carter.

“A maior parte desses arranhões é removida durante a classificação na unidade de embalagem, mas se uma melancia arranhada chegar ao varejo, é apenas cosmético.”

Prefira comprar a melancia na estação

Para ter mais chances de obter uma melancia suculenta e saborosa, opte por comprá-la na estação. Uma vez cortada, a melancia tem cerca de três a quatro semanas de vida útil.

Se você abrir uma melancia e ela não estiver tão saborosa quanto você gostaria, prepare uma receita e aproveite ainda a casca da fruta.

(Por Por Clarice Muniz, Tudo Gostoso)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)