Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Gaúchos buscam ampliação das relações bilaterais com Índia

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Após encerrar as agendas em Mumbai, na Índia, a delegação gaúcha, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, cumpriu nesta quinta-feira (7/11) uma série de reuniões bilaterais na capital, Nova Délhi, com líderes do comércio e indústria indiana. O objetivo dos encontros é ampliar as relações comerciais entre o Estado e a Índia, apresentando ao país produtos gaúchos – como vinhos, frutas, azeite de oliva e biodiesel.

De acordo com dados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), entre 2003 e 2023, o país asiático avançou de 26º para 13º na lista maiores destinos das exportações do Brasil. O número reflete um crescimento médio anual de envio de produtos brasileiros para a Índia de 14,3%, superior ao crescimento das exportações brasileiras para o mundo, de 11,3% no mesmo período.

C.Vale Alimentos é destaque no Prêmio Tito Muffato

Paranaenses conquistam Prêmio Mulheres do Agro

“O que estamos vendo na Índia é um ambiente propício para o crescimento. Os indianos têm se mostrado interessados em conhecer nossos produtos agrícolas, como vinhos, espumantes e azeite. Nossa missão é mostrar essas potencialidades e abrir mercado para os produtos gaúchos”, ressalta Gabriel.

Nossa missão é abrir mercado para os produtos gaúchos, afirma Gabriel   Foto Joel Vargas Ascom GVG
“Nossa missão é abrir mercado para os produtos gaúchos”, afirma Gabriel. Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Entre os compromissos do dia, a delegação reuniu-se no Conselho de Promoção Comercial da Índia (TPCI), principal organização de promoção de comércio e investimento do país, reconhecido e apoiado pelo Departamento de Comércio do governo da Índia. Os participantes fizeram uma reunião com o setor moveleiro e trataram da possibilidade da visita de uma comitiva gaúcha da área de vinhos e agro na Indusfood 2025, feira que acontece em janeiro em Délhi.

A delegação também cumpriu agenda na Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da Índia (FICCI), a principal organização empresarial da Índia. Os representantes da organização – que atrai membros do setor corporativo, público e privado – se mostraram interessados no South Summit Brazil e serão oficialmente convidados pelo governo do Estado para o evento.

Um encontro com representantes da Federação das Organizações dos Exportadores da Índia (Fieo) também fez parte da agenda de compromissos da comitiva em Nova Délhi. A delegação foi recebida pelo presidente da organização, Ashwani Kumar.

A delegação também cumpriu agenda na Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da Índia   Foto Joel Vargas Ascom GVG
A delegação também cumpriu agenda na Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da Índia. Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

“O comércio entre Brasil e Índia está crescendo, com exportações e importações equilibradas, embora haja um grande potencial ainda não explorado”, destacou Kumar no encontro. O presidente da federação ainda falou sobre a possibilidade de organizar feiras e missões empresariais a fim de expandir as oportunidades de negócios em ambos os países.

Encontro com embaixador

O último encontro do dia foi na Embaixada do Brasil em Nova Délhi, onde Gabriel e demais representantes do governo foram recebidos pelo embaixador Kenneth Felix Haczynski da Nóbrega.

Um dos principais assuntos abordados foi a oportunidade do Rio Grande do Sul no setor agrícola. Nóbrega observou que, como a Índia é o país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes, a tendência é o aumento da demanda por produtos alimentícios – o que abre a possibilidade de ampliação das relações comerciais com países como o Brasil.

Encontro na embaixada tratou, entre outros temas, do interesse da Índia em biocombustíveis   Foto Joel Vargas Ascom GVG
Encontro na embaixada tratou, entre outros temas, do interesse da Índia em biocombustíveis. Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Outro ponto abordado foi o interesse da Índia em biocombustíveis. Em setembro, o Ministério de Minas e Energia publicou uma declaração conjunta entre Brasil e Índia no intuito de reforçar a colaboração entre os países nas áreas de mineração e energia. O documento destaca o papel importante dos biocombustíveis para a transição energética.

“A cada reunião com lideranças daqui e com representantes do Brasil na Índia, conseguimos enxergar os grandes potenciais econômicos entre o nosso Estado e a Índia. Temos muito a oferecer, e esse é o início de um longo caminho que certamente nos renderá ótimos resultados”, avalia Gabriel.

(Com Assessoria Governo RS)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias