MAPA: METSUL
Boletim Climático

Frente fria começa a avançar pelo Sul do Brasil

Frente fria deve passar pelo Sul
Redação Sou Agro
Redação Sou Agro

Vem ai uma grande mudança do tempo. Uma frente fria avança neste momento pelo Rio Grande do Sul e muda o tempo no estado nesta segunda-feira. O sistema frontal começou a ingressar pelo Oeste e o Sul do território gaúcho durante a manhã e vai avançar para as demais regiões do estado da tarde para a noite de hoje e no começo da terça, conforme o prognóstico da MetSul.

O quadro pré-frontal, ou seja, gerado pela aproximação da frente fria, provoca muito calor horas antes da chegada da frente. Por isso, cidades do Noroeste, do Norte, dos vales e da Grande Porto Alegre registram temperatura muito alta com marcas ao redor e acima dos 35ºC em alguns pontos.

Safra de soja 2024/25: clima desafia produtores

Como vai o trigo no Rio Grande do Sul?

Às 11h da manhã, onde a frente fria já havia chegado, estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicavam temperatura de 19ºC em Livramento; 21,1ºC em Dom Pedrito e 21,2ºC em Uruguaiana. Na mesma hora, onde a frente ainda não tinha chegado e o sol aparecia, estações do órgão apontavam 33,1ºC em Campo Bom; 32ºC em Tupanciretã e 31,5ºC em Rio Pardo.

Os modelos numéricos de previsão que analisamos não indicam temporais, mas como a temperatura estará elevada à tarde com muito calor antes da chegada da frente por experiência não se pode descartar a possibilidade de um temporal isolado ou outro.

De acordo com a nossa avaliação, considerado a temperatura muito alta e a chegada da frente fria, um cenário que é possível em alguns pontos, sobretudo naquelas localidades com calor, é a ocorrência de vento com rajadas moderadas a fortes, em média de 50 km/h a 80 km/h, isoladamente mais altas, quando da chegada da frente e mesmo antes da chuva.

Amanhã, terça-feira, a nossa previsão é que a frente fria avance por Santa Catarina e o Paraná no decorrer do dia. No Rio Grande do Sul, o sol aparece com nuvens já cedo no Sul e no Oeste. Na Metade Norte, o dia começa com muitas nuvens e chance de chuva ou garoa, mas depois o tempo melhora e o sol aparece com ingresso de ar seco e frio. O vento sopra moderado com rajadas de 50 km/h a 70 km/h nas lagoas e na costa.

Em sua passagem pelo Sul do Brasil, como a frente fria é de fraca a média intensidade, os volumes de chuva não serão significativos. Isoladamente, a chuva pode ser forte, mas na grande maioria dos locais os acumulados tendem a ser baixos. É até possível que em algumas poucas localidades que o sistema frontal passe sem precipitação.

A frente fria vai chegar ao estado de São Paulo com mudança do tempo. Na capital paulista, o sistema mudará o tempo com chuva e queda de temperatura entre a tarde e noite desta terça e o começo da quarta-feira. A frente muda o tempo também na cidade do Rio de Janeiro entre o final da terça e o início da quarta, também com chuva e possibilidade de rajadas de vento.

(Com METSUL e Ronaldo Coutinho)

 

 

 

(Redação Sou Agro/Sou Agro)